A Rodada de Negócios Brasil Trade realizada pela Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Belém (PA),
na quinzena passada, resultou em uma expectativa de US$ 2,65 milhões em
novos negócios entre exportadoras paraenses e comerciais exportadoras,
para os próximos doze meses. A ação envolveu representantes de seis
empresas comercias exportadoras e 31 empresas paraenses dos setores de
alimentos e bebidas, casa e construção, vestuário e calçados e higiene e
limpeza, todas iniciantes na atividade exportadora e de micro, pequeno
ou médio porte.
“A iniciativa otimiza a venda de produtos brasileiros da região
paraense para o exterior, uma vez que estabelece pontes entre micro e
pequenas empresas e empresas comerciais exportadoras. Desta forma, as
pequenas empresas se preocupam, num primeiro momento em produzir e
adaptar seus produtos para o mercado externo, e as comercias
exportadoras em prospectar clientes no mercado global e efetivar as
exportações. Ou seja, uma parceria que beneficia todos os envolvidos e
visa posicionar os produtos brasileiros em pontos de venda em diversos
mercados”, comentou Rafael Prado, coordenador de Promoção de Negócios da
Apex-Brasil.
A Rodada de Negócios Brasil Trade foi realizada durante o lançamento
do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), programa de
capacitação de empresas para a exportação da Apex-Brasil. O evento, que
teve apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), foi
realizado no auditório Albano Franco, na própria FIEPA.
No Pará, o PEIEX será realizado em parceria com a Fundação de Ciência
e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá) e terá o apoio da FIEPA. O
investimento será de R$ 1 milhão para o período de dois anos, sendo 70%
do valor aportado pela Apex-Brasil e 30% pela Fundação Guamá.
O PEIEX trabalhará, inicialmente, com 146 empresas de pequeno e médio
portes nas áreas de alimentos e bebidas, tecnologia, cosméticos e
móveis, que terão acesso a diagnóstico de produtos e serviços,
gratuitamente, a fim de apresentar soluções para a melhoria de seu
desempenho competitivo.
Na fase de diagnóstico, o empresário recebe um relatório que
identifica as forças competitivas da empresa e as áreas que necessitam
de aprimoramento. O programa também promove a implementação das
melhorias necessárias.
Uma vez habilitadas, passam para uma segunda fase, podendo ser
atendidas no âmbito dos Projetos Setoriais que a Apex-Brasil executa em
parceria com entidades representativas de mais de 80 setores da economia
brasileira ou nas ações de qualificação empresarial e de promoção de
negócios executadas diretamente pela Agência, como feiras
multissetoriais, missões e ações em pontos de venda no exterior.
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