As fortes rajadas de ventos no litoral norte do Rio Grande do Sul na noite desta quarta-feira fizerm com que uma mangueira do petroleiro "Cape Brindisi" fosse rompida, provocando derramamento de óleo numa extensão, até esta manhã, de mais de 10 quilômetros de extensão. Os ventos atingiram o navio a cerca de 5 quilômetros do Tedut (Terminal Marítimo Soares Dutra), em Tramandaí.
A suspeita é de que os ventos afastaram o navio da sua rota, provocando o incidente. O Ministério Público Federal anunciou que fará inspeção no barco no local e adiantou que há o risco de a mancha de óleo espalhe-se por outros municípios da região. Até agora, as autoridades não revelaram a dimensão da catástrofe e os eventuais prejuízos causados.
O Comando do 5º Distrito Naval, sediado na cidade de Rio Grande, comunicou que será instaurado inquérito administrativo para apurar as causas do acidente. Esse não foi o primeiro incidente dessa natureza na região. Em 2012, outro vazamento, também provocado por um petroleiro, derramou 1,2 milhão de litros de óleo na costa dos municípios de Tramandaí e Imbé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário