sexta-feira, 1 de abril de 2016

Ministro Monteiro diz que cresce número de empresas brasileiras que estão vendendo para os Estados Unidos

         O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, afirmou, em Washington, que mais em,presas brasileiras estão vendendo para os Estados Unidos, com um crescimento de 9%  entre 2014 a 2015, chegando a 6.471 empresas. Segundo ele, a crise econômica no Brasil e a necessidade de se buscar novos mercados, o novo padrão da cotação do dólar e acordos que facilitam a exportação estão por trás deste resultado.
         "A exportação aos Estados Unidos é muito positiva, pois 75% do que vendemos aos americanos é de produtos industrializados ou semimanufaturados. Os EUA são um mercado maior para estes produtos que a Argentina", disse, lembrando que estes produtos sofrem menos variações de preços e tem maior valor agregado. Monteiro contou que estão realizando diversas reuniões para retirar barreiras não tarifárias, como a criação de padrões comuns para produtos, o que facilita a exportação.
        O ministro se reuniu com Michael Froman, representante comercial do governo americano, e acertou a ativação do Tratado de Cooperação Econômica e Comercial (Atec), um fórum direto entre os governos para debater questões comerciais. Monteiro afirmou que uma das questões que os dois países deverão atuar conjuntamente é na questão do aço, que sofre com um excesso de oferta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário