Os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) se reuniram, em Genebra, Suíça, na semana passada para trocar experiências e discutir a facilitação do comércio digital e transações eletrônicas. Dentro do Programa de Trabalho sobre Comércio Eletrônico, foi realizada uma sessão específica na qual os países compartilharam seus avanços e práticas bem-sucedidas, informou a entidade por meio de seu site, avanços brasileiros.
Os representantes do Brasil compartilharam sua experiência na implementação de sistemas eletrônicos de "janela única" para operações transfronteiriças. Essa abordagem tornou possível acelerar os tempos de desembaraço, aumentar a receita do governo e melhorar a eficiência e a transparência dos procedimentos alfandegários.
Os benefícios dessa iniciativa se traduzem em maior agilidade e redução de custos de compliance para as empresas. Cingapura destacou sua iniciativa TradeTrust, que conecta governos e empresas por meio de uma rede pública de blockchain. Esta plataforma permite a troca confiável de documentos comerciais eletrônicos. Graças a isso, evitam-se dificuldades nas transações e reduzem-se os gastos associados à negociação em papel.
Por seu lado, o Reino Unido apresentou o seu progresso na digitalização do comércio. Seus representantes destacaram a importância de abordar as barreiras legais, técnicas e comerciais que impedem a virtualização de processos físicos. Por meio do uso de novas tecnologias, busca simplificar e agilizar as operações comerciais, facilitando o crescimento de pequenos negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário