terça-feira, 30 de maio de 2023

Bimco discute ratificação da convenção internacional para a reciclagem segura e ecologicamente correta de navios


O mais recente vídeo da Bimco (Baltic and International Maritime Council) "Reciclagem de navios: é hora de mudar" coleta imagens gravadas nos estaleiros de Alang (Índia) e continua com uma visita a Chattogram e Dhaka (Bangladesh) no início de maio para discutir a ratificação da Convenção Internacional para a Reciclagem Segura e Ecologicamente Correta de Navios de Hong Kong. A Bimco espera aumentar a conscientização entre os reguladores, armadores e o público em geral sobre os benefícios da reciclagem segura e ecológica de navios.

"Os números falam por si. A sucata de aço bruto da reciclagem de navios alimenta cerca de 350 relaminadoras que fornecem cerca de 50% do consumo anual de aço somente em Bangladesh, e a indústria cria milhares de empregos para as pessoas sustentarem suas famílias", disse David Loosley, secretário geral e diretor executivo da Bimco. "Mas a reciclagem de navios há muito tempo não é segura para os trabalhadores e o meio ambiente em estaleiros que não atendem aos padrões da Convenção de Hong Kong. É hora de mudar e de a reciclagem de navios ser feita corretamente", destacou Loosley.

Segundo estimativas da Bimco, nos próximos dez anos serão reciclados mais de 15.000 navios, mais do que o dobro dos últimos dez anos, em parte devido às regulamentações mais rígidas sobre gases de efeito estufa que o setor naval enfrenta. Este ano abCoure uma oportunidade para a Convenção de Hong Kong entrar em vigor, o que pode mudar para sempre a face da indústria de reciclagem. Recorde-se que a viagem da Bimco (que é uma organização privada formada principalmente por armadores e operadores que atuam no transporte marítimo internacional) e de outras agências ao Bangladesh em maio teve algum sucesso, uma vez que o governo do Bangladesh se comprometeu a ratificar a Convenção de Hong Kong este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário