terça-feira, 16 de maio de 2023

Cosco Shipping Ports compra 24% das ações do terminal de cotêineres Tollerort de Hamburgo


A cotação das ações da Cosco Shipping Ports Ltd atingiu o maior nível em três meses em 11 de maio, depois que o governo alemão autorizou a compra de 24,9% do terminal de contêineres Tollerort, localizado no porto de Hamburgo. O negócio foi fechado em meio a uma disputa política sobre investimentos chineses, noticiaram os sites especializados internacionais.

A subsidiária listada em Hong Kong do conglomerado estatal chinês China Cosco Shipping Corporation Limited subiu 2,4%, com as ações atingindo seu nível mais alto desde 2 de fevereiro. No final do pregão da manhã, as ações subiram 1,53%, marcando o sexto maior ganho percentual no índice Hang Seng Composite de ações industriais.

Um porta-voz do governo alemão disse que o novo acordo cumpre uma decisão do gabinete do outono de 2022 que limita a participação da estatal chinesa Cosco no terminal a menos de 25%. A resolução também estava de acordo com a declaração de Berlim de Tollerort como infraestrutura crítica este ano.

Recorde-se que o Ministério da Economia alemão afirmou no mês passado que estava a rever a decisão de permitir que a Cosco ficasse com a participação. De sua parte, o Ministério das Relações Exteriores da China instou a Alemanha a ser "objetiva e racional" em sua revisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário