As autoridades de relações exteriore de Montevidéu e Brasília anunciaram como "prioritária" a conclusão do projeto de uma hidrovia entre a Laguna dos Patos, no sul do Brasil, e a Laguna Merín, no norte uruguaio, com 800 quilômetros de extensão. As duas chancelarias argumentaram que a via terá "impacto" no desenvolvimento dessa zona fronteiriça e vai "fortalecer" a região.
"A conclusão do projeto da Hidrovia Uruguai-Brasil, que inclui a Laguna dos Patos, o canal São Gonçalo, a Laguna Mirim e os trechos navegáveis dos afluentes das lagoas, criando uma rota de navegação de aproximadamente 800 quilômetros, constitui uma prioridade para a atual administração", enfatizou o comunicado das autoridades governamentais.
O diretor-Geral de Fronteiras, Fronteiras e Assuntos Marítimos do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Uruguai, Carlos Mata, comentou que o projeto vai mudar substancialmente toda a economia do país. “O seu impacto será em princípio no questão da produção, que terá uma nova forma de sair para o mundo e em segundo lugar nos uruguaios que estão nessa área e fora dessa área. Significa mais fontes de trabalho e instalação de novas empresas”, enfatizou Mata”, previu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário