quarta-feira, 3 de maio de 2023

Embarcações do tipo ConRo escasseiam em rotas de longa distância

A operadora italiana Grimaldi recebeu na semana passada o ConRo (contêiner + RoRo) “GREAT ANTWERP”, de 47.528 dwt, construído pela Hyundai Mipo Dockyard, em Ulsan, Coréia do Sul, por um valor estimado de US$ 500 milhões. Após seis anos, essa foi a primeira entrega de uma embarcação construída especificamente para transportar uma mistura de contêineres, veículos e outras cargas rolantes em rotas de longa distância, informou a Alphaliner.

A última unidade, o "ATLANTIC SUN" de 55.649 dwt, foi entregue em maio de 2017 para operar no serviço transatlântico da ACL (parte do Grupo Grimaldi). Os ConRos mais jovens da frota de transatlânticos foram realmente entregues em 2018-2020 aos operadores dos EUA Crowley e Matson, mas foram excluídos da contagem de ConRos offshore da Alphaliner, pois esses quatro navios foram construídos para o comércio Jones Act de/para o Havaí ou Porto Rico.

Se todos os navios ConRos e RoRo operando em rotas marítimas domésticas ou curtas forem excluídos, vemos que o Grupo Grimaldi, Linea Messina e a Companhia Nacional de Navegação da Arábia Saudita (Bahri) são os únicos três transportadores restantes operando tonelagem ConRo em rotas de longa distância A Grimaldi é de longe a maior operadora, com 35 embarcações em serviço conectando a Europa e a América do Norte com a África Ocidental e Central e a costa leste da América do Sul.

O “GRANDE ANTUÉRPIA” e seus cinco irmãos, que estão em construção, foram contratados para substituir os navios Grimaldi mais antigos, que já estão em serviço há 25 anos. Como a idade média das frotas ConRo offshore de Messina e Bahri é muito mais jovem, não são esperados novos pedidos deles. A frota da Linea Messina pode até ser reduzida em um navio em breve, já que o “JOLLY QUARZO” abandonou sua rede de linhas entre o Mediterrâneo, a África Oriental e Austral, o Mar Vermelho, o Oriente Médio e a Índia/Paquistão. O ConRo foi transferido para Norfolk e vendido para a empresa de navegação norte-americana Liberty Global Logistics para o transporte de carga militar.

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