sexta-feira, 19 de maio de 2023

Costamare Inc. registra lucro líquido de US$ 46,5 milhões de janeiro a março, com receita de US$ 142 milhões

A Costamare Inc. registrou receita de US$ 142 milhões no período de janeiro a março de 2023, com lucro líquido ajustado disponível para acionistas ordinários de US$ 46,5 milhões, equivalente a US$ 0,38 por ação, de acordo com seus resultados financeiros. A empresa, que se destaca por ser uma das principais proprietárias e fornecedoras de porta-contêineres para locação no mundo, revelou que 98% de sua frota própria está segurada com contratos de afretamento fixo para 2023 e 86% já possui contratos para 2024.

A receita desses contratos da frota de contêineres totalizaria US$ 3,100 milhões, enquanto a frota de graneleiros recentemente operacional tem 60 contratos confirmados desde o 4T22. "No mercado de navios porta-contêineres, as taxas de afretamento estão em alta, com alta demanda generalizada, enquanto os períodos fixos estão aumentando em duração. No entanto, disse o CFO da Costamae Inc, Gregory Zikos.

“A carteira de pedidos continua sendo a principal ameaça no mercado. Cobrimos quase 100% dos dias de folga de nossos navios porta-contêineres até 2023 e concordamos proativamente com o emprego de longo prazo em uma base futura para vários porta-contêineres saindo do fretamento entre 2023 e 2025, tendo garantido uma receita contratada de $ 3,1 bilhões para nossa frota com uma duração ponderada por TEU de 4 anos”, destacou o executivo.

Segundo Zikos, “para granéis sólidos, os navios de nossa propriedade continuam operando no mercado spot, enquanto a plataforma comercial cresceu com uma frota de 51 navios já afretados por períodos. negócios de plataforma de granel seco com prudência e obter um retorno saudável para nossos acionistas”.

A empresa, com sede na Grécia,divulgou comunicado mostrando suas diferentes unidades de negócios, observando que este é o primeiro trimestre totalmente operacional da Costamare Bulkers Inc. ("CBI"), seu braço de leasing de navios graneleiros. Assim, a CBI tem uma frota de 51 navios em regime de afretamento por períodos, repartidos por 31 navios Newcastlemax/Capesize - 19 Kamsarmax/Panamax - 1 unidade Ultramax, tendo um total de 39 dos navios afretados sido entregues à IWC.

Com relação à atividade de compra e venda de embarcações, a Costamare Inc. registrou um ganho líquido combinado estimado de US$ 84,7 milhões no primeiro trimestre de 2023, a partir da venda ou contrato de venda de algumas de suas embarcações, incluindo os porta-contêineres “Maersk Kalamata” (2003, 6.644 TEU- vendido em janeiro de 2023) e o “Sealand Washington” (2000, 6.648 TEU- vendido em fevereiro de 2023); os graneleiros “Miner” (2010, 32.300 DWT- vendido em março de 2023), “Taibo” (2011, 35.112 DWT – vendido em abril de 2023) e o “Comity” (2010, 37.302 DWT- a ser vendido no segundo trimestre de 2023) .

“Foi simultaneamente acordada a venda da nossa participação de 49% no capital social da empresa detentora do porta-contentores de 3.800 TEU, construído em 2018, “Polar Argentina” à York Capital, que detém os restantes 51%, e a aquisição do A York Capital detém 51% do capital da empresa proprietária do porta-contêineres “Polar Brasil”, com capacidade de 3.800 TEU e construído em 2018. Ambas as transferências devem ser concluídas no segundo trimestre de 2023, após o que passará a deter 100% da participação no capital da empresa proprietária do porta-contêineres Polar Brasil (contra 49% que detínhamos anteriormente em cada uma das embarcações citadas)”, ressaltou o comunicado publicados pela empresa.

Por sua vez, conclui a anota, “destaca-se a área de leasing finance com a participação principal na Neptune Maritime Leasing Limited (“Neptune Leasing”), com investimento equivalente a US$ 200 milhões. “Durante o trimestre, nos tornamos o principal investidor na Neptune Maritime Leasing Limited, uma plataforma de leasing marítimo orientada para o crescimento, tendo concordado em investir até US$ 200 milhões. Considerando os valores atuais dos ativos, acreditamos que o investimento na Neptune Leasing é um uso favorável da maior liquidez da Companhia. O novo empreendimento é sinérgico com a plataforma de propriedade de navios existente e espera-se que aprimore ainda mais os fortes relacionamentos construídos nas últimas décadas com armadores e credores comerciais no setor de financiamento de navios”.

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