A Missão Colômbia, realizada por meio do Brazilian Footwear,
programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira
das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência de Promoção
das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), terá um número recorde de
participantes. A iniciativa, que acontece entre os dias 6 e 8 de junho, em
Bogotá, terá 31 marcas brasileiras de calçados.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Carla Giordani, acompanhará a
ação. Ela ressalta que o número recorde de marcas aponta para a crescente
importância do mercado colombiano para as exportações brasileiras do setor. “O
interesse na ação é maior a cada edição. Em 2022, a Colômbia importou o
equivalente a US$ 43,8 milhões em calçados verde-amarelos, 28,9% mais do que no
ano anterior", afirma.
Segundo Carla, a Colômbia vem em uma sequência de crescimento na economia. “Em
2021, ante 2020, a economia local cresceu 7,8%. Em 2022, ante 2021, cresceu
mais 2,9%. O fato abre espaço para um incremento das exportações brasileiras
para lá, já que o país não produz calçados o suficiente para abastecer o seu
mercado”, avalia, acrescentando que, para 2023, a previsão do Banco Central
colombiano é de crescimento de 0,8% no PIB.
Leandro Moscardini, gerente de exportações da Opananken, empresa que
participou das últimas edições da Missão, em julho de 2022 e em janeiro 2023,
destaca que a cada edição é conquistada uma melhor inserção no mercado
colombiano. “O mercado local ainda consome muito calçado de couro, o que nos
abre perspectivas importantes. As expectativas para a próxima edição são
positivas e o nosso objetivo primeiro é concretizar negócios que ficaram
pendentes e fazer novos”, projeta.
Participante da Missão de janeiro 2023, Rodrigo Babeto, gerente de exportações
da Pé com Pé, conta que o evento gerou diversos contatos relevantes com
grandes players locais.
“Na próxima Missão, queremos estreitar ainda mais o relacionamento com esse
mercado importante para a Pé com Pé”, projeta. Segundo ele, o mercado
colombiano possui grande potencial de crescimento para a marca.
A Missão Colômbia contará com um seminário preparatório sobre o mercado
local no dia 6 de junho, para que as empresas participantes entendam como
potencializar ainda mais a iniciativa para inserção e ampliação na Colômbia. A
apresentação será realizada pela Embaixada Brasileira na Colômbia,
representante da ApexBrasil e convidados do mercado. No mesmo dia, à tarde,
inicia o primeiro dia de showroom das marcas e o Photocall, evento de
relacionamento com a imprensa local que contempla uma sessão de fotos com
modelos posando com os calçados brasileiros.
Nos dias 7 e 8 estão programados dias inteiros de showrooms para
as marcas. “As rodadas entre calçadistas e compradores serão previamente
agendadas (matchmaking), cruzando ofertas e necessidades, otimizando as
negociações”, explica Carla. Todas as ações serão realizadas no Salvio Parque
93, na capital colombiana.
Participam da Missão, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas 365 Days,
Actvitta, Azille, Beira Rio, Bia Baby, Bia Kids, BR Sport, By Cool, Delta
Sport, Di Valentini, GB Footwear, Kidy, Mar & Cor by Kidy, Léo Baby, Léo
Kids, Mac Colors, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Opananken
Antistress, Pampili, Pé com Pé, Perlatto, Renata Mello, Smidt Shoes, Suzana
Santos, Vitz, Vizzano, Vizzia e Improviso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário