segunda-feira, 22 de maio de 2023

MSC é o primeiro armador a alcançar a capacidade de 5 milhões de teus


A MSC, apenas 16 meses depois de ultrapassar a Maersk como a maior transportadora marítima, volta a ganhar as manchetes ao atingir uma capacidade de 5 milhões de TEUs e um total de mais de 750 porta-contêineres, mais de 800.000 TEUs à frente da empresa dinamarquesa. A Mediterranean Shipping Company espera duas entregas para o final de maio, o MSC MICHEL CAPPELLINI (da YZJ) e o MSC GEMMA (da CSSC), que iniciarão suas respectivas viagens inaugurais nos serviços "Lion" e "Jade" em 30 de maio, e vão fazer com que ela ultrapasse o patamar simbólico antes do final do mês.

A  conquista da suíço-italiana é ainda mais significativa, ao concentrar a maior capacidade do mercado quase sem fusões ou aquisições, segundo análise da Alphaliner. O próximo patamar, que seria de 6 milhões de TEUs, parece uma meta real e não tão distante. A carteira de pedidos de 1,66 milhão de TEUs de pelo menos 127 navios da gigante marítima suíça pode levá-la a adicionar mais um milhão de TEUs até meados de 2024, ou seja, apenas com entregas programadas para os próximos 12 meses.

Com a capacidade expandida de 6 milhões de TEUs chegando bem a tempo do término do contrato de compartilhamento de embarcações de 2 milhões com a Maersk, a MSC estará bem posicionada para operar uma rede independente com alcance global. Acrescentando a carteira de encomendas da MSC de 1,66 Mteu à sua frota de 5,00 Mteu e tendo em conta uma série de afretamentos planeados, a empresa suíço-italiana chegaria teoricamente a uma frota de cerca de 6,75 Mteu até ao final de 2025.

No entanto, alerta a Alphaliner, o crescimento real da frota da empresa também dependerá de outros fatores, como aquisições de tonelagem de segunda mão, fretamento de embarcações, bem como venda de embarcações e devolução de embarcações afretadas aos seus proprietários. Ao contrário da maioria das outras companhias marítimas entre as dez maiores, a capacidade expandida da MSC permitirá que ela ofereça combinações de portos atraentes em todas as principais rotas comerciais sem a necessidade de ingressar em outra aliança.

No entanto, a Alphaliner espera que a MSC mantenha alianças selecionadas em menor escala em várias rotas. Fundada em 1970, a MSC levou 37 anos para atingir uma capacidade de frota de 1 bilhão de TEUs em janeiro de 2007. Apenas quatro anos e meio depois, ultrapassou a marca de 2 Mteu em julho de 2011. A marca de 3 Mteu chegou em maio de 2017, e a dos 4 Mteu em julho de 2021, meio ano antes de a MSC se tornar a número um mundial à frente da Maersk, com 4,28 Mteu.

Esses números, esclarece Alphaliner, devem ser considerados no contexto do desenvolvimento geral do setor de transporte marítimo regular nas últimas décadas, em que a frota mundial de navios quintuplicou nos últimos 25 anos. Atualmente, a frota de porta-contêineres mundial conta com nada menos que 6.596 unidades e 26,91 Mteu, contra apenas cerca de 5 Mteu no início do milênio. Dito de outra forma, a frota da MSC em breve será maior do que o resto da frota mundial de navios quando a transportadora comemorar seu 30º aniversário.

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