quarta-feira, 17 de maio de 2023

Ferrovia estatal do Chile pretende quintuplicar a capacidade de movimentação de contêineres entre San Antonio e Barrancas

A Companhia Ferroviária do Estado (EFE), no Chile, pretende aumentar em cinco vezes a capacidade de movimentação de contêineres entre o Porto de San Antonio e o Terminal Intermodal de Barrancas (TIB), passando de 50 mil TEUs para 250 mil. Os resultados devem ser alcançados com melhorias na infraestrutura e equipamentos, incluindo a construção de três novos desvios para trens de até 600 metros de comprimento e a centralização do tráfego em um novo prédio.

O novo projeto possibilitará uma área para operação de até cinco pórticos de alta capacidade, que serão totalmente elétricos. Além disso, serão construídas estradas internas para o transporte de caminhões. A adjudicação do contrato está prevista para o final do segundo semestre de 2023, seguindo-se uma fase de construção de 18 meses. Se tudo correr conforme o planejado, as obras estarão concluídas em meados de 2025, prevendo-se o início da operação no final do mesmo ano.

O contrato será à vista, e as empresas interessadas deverão apresentar uma série de recibos de garantia no valor total de 3.000 Unidades de Fomento (UF). O concurso para este projecto, da EFE, implica um investimento total de 21 milhões de dólares, sendo já investidos 2,5 milhões de dólares em engenharia. Atualmente, o Terminal Intermodal de Barrancas movimenta diversos tipos de cargas, como clínquer, ácido sulfúrico, cobre, grãos e contêineres.

Como os terminais presenciais têm maior capacidade de cais do que outros elos da cadeia logística, ocorre um gargalo na entrada da carga. O objetivo do projeto é converter Barrancas em um porto ferroviário capaz de absorver uma maior transferência logística e oferecer tempos de transporte mais eficientes.

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