segunda-feira, 29 de maio de 2023

Antaq e Apec da Bélgica assinam acordo para aperfeiçoamento no setor portuário

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Antwerp/Flanders Port Training Center (APEC) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) de ações conjuntas para disseminar o conhecimento técnico especializado.  APEC é o centro internacional de treinamento sem fins lucrativos filiado à autoridade portuária da Antuérpia.

A instituição organiza cursos portuários desde 1977, transferindo conhecimento e experiência entre as comunidades portuárias. Mais de 19 mil profissionais do setor em todo o mundo tiveram a oportunidade de participar de cursos promovidos pela instituição. Os treinamentos ofertados são voltados às práticas consideradas prioritárias para o mundo como, por exemplo, a sustentabilidade ambiental, a relação porto cidade e a governança.  

A negociação do MoU com a APEC começou no ano passado a partir de visita técnica realizada pela ANTAQ ao Porto da Antuérpia e é resultado de uma série de discussões para implementação de uma parceria que desenvolva a capacidade de treinamento e de levantamento de benchmarking internacional para a atuação da agência.

De acordo com o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, a assinatura do documento concretiza mais uma ação da autarquia para capacitar os servidores na busca pelas melhores práticas internacionais.  “A assinatura deste memorando de entendimento é mais um passo da agência na busca pelo aprimoramento e capacitação do seu corpo funcional. A ideia é que já no segundo semestre deste ano, capacitações sejam realizadas pela organização aos nossos servidores”, disse.

O MoU Também permitirá a modulação de cursos customizados e adaptados à realidade brasileira e às necessidades da Agência. A assinatura contou com a presença do prefeito de Bruges, atual presidente do conselho do instituto, Dirk De Fauw, além de outros membros do conselho, como o Diretor Operacional do Porto da Antuérpia.

O acordo entre a autoridade portuária belga faz parte da agenda conjunta da Antaq com a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) em missão de visitação às principais autoridades portuárias da Bélgica. O objetivo é vivenciar a realidade da operação e da gestão portuária em locais que são referências no segmento logístico e portuário.

Além do diretor-geral da Antaq, a missão conta com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e dos diretores da Agência Lima Filho, Alber Vasconcelos e Caio Farias. Ao longo da missão, o grupo pode conhecer entidades líderes mundiais em dragagem, recuperação de terras, infraestrutura marítima, energia offshore e remediação ambiental especializadas em carga fracionada. Também foram visitados clusters petroquímicos e a eclusa de Kieldrecht, a maior do mundo, que conecta a doca de Deurganck.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário