O 30º Encontro dos Portos sobre o Sistema Desempenho Portuário da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário) foi realizado na semana passada no Porto de Vitória (ES). A iniciativa contou com o apoio da Vports, primeiro complexo portuário totalmente concedido do país e foi o primeiro presencial desde 2019, devido à pandemia da Covid-19. Participaram quase 60 integrantes entre técnicos e funcionários dos portos e terminais brasileiros, marca recorde.
O encontro é promovido pela autarquia com todos os portos organizados do país e terminais privados para tratar de assuntos relacionados ao envio de dados ao Sistema de Desempenho Portuário, responsável por alimentar o Painel Estatístico Aquaviário da Antaq. O objetivo foi debater sobre a qualidade dos dados, tratar de sugestões para manutenções evolutivas e correções relacionadas à problemas no sistema.
O encontro contou com a presença do superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade (SDS) da ANTAQ, José Renato Fialho. Ele afirmou que o encontro serve para estreitar laços entre portos, terminais e autarquia que fazem com que o sistema de dados e de coleta de informações seja referência mundial.
“SDP, assim como o Estatístico Aquaviário, são únicos no mundo, tanto em relação à tempestividade como à quantidade de dados e indicadores, e isso só é possível pela parceria que temos com os técnicos dos portos organizados e terminais privados. Encontros como esse são importantes para o estreitamento da relação entre as equipes, além, claro, da troca de experiências”, disse.
Além do superintendente da SDS, o encontro contou com a presença de integrantes da Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Entre eles o gerente substituto da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho (GEA-ANTAQ), Leopoldo Kirchner, que afirmou que o encontro serviu para representantes da autarquia, terminais privados e portos públicos conhecerem as transformações trazidas pela Vports ao Porto de Vitória.
“Foi uma experiência muito boa onde o porto de Vitória pode mostrar como tem sido a transformação ocorrida desde a sua privatização, que aconteceu há 9 meses. O primeiro dia foi marcado por toda uma agenda de apresentações da ANTAQ. Já o segundo tivemos uma agenda da Vports onde pudemos fazer visitas ao Cais de Capuaba, ao centro de controle de VTMIS do porto, além de apresentação institucional da empresa”, comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário