quarta-feira, 31 de maio de 2023

Nova ponte sobre o Rio Uruguai em Porto Xavier vai melhorar a logística gaúcha, diz dirigente do Sdaergs

O vice-presidente do Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul), Fábio Ciocca, afirmou, nessa terça-feira, 30, que a construção de mais uma ponte sobre o Rio Uruguai, entre Porto Xavier e San Javier, na Argentina, irá contribuir para a melhoria da infraestrutura logística do Estado e o incremento do comércio exterior. “É mais uma alternativa importante para atender a demanda do fluxo de veículos na região, que precisa ser acompanhada de outras medidas destinadas a manter a competitividade da fronteira oeste gaúcha, que representa a passagem de comércio mais movimentada entre o Brasil e os países do Cone Sul”, avaliou o dirigente.

A nova ponte se somará as duas travessias já existentes sobre o Rio Uruguai, em Uruguaiana e São Borja, ligando Brasil e Argentina. A construção receberá investimento de R$ 220 milhões e deverá estar concluída em dois anos e meio, de acordo com o Ministério dos Transportes. Segundo Ciocca, “o Estado deve priorizar a melhoria da infraestrutura dos pontos de fronteira, incluindo a melhoria as vias de acesso às BR-290 e 470, pontos cruciais por onde circulam as mercadorias que corroboram com o desenvolvimento desses países’.  

Ciocca citou outra medida importante, a adoção do sistema de vigilância aduaneira automatizada, com o uso de Q.R. Code, que permitIrá o trânsito dos caminhões pelo terminal rodoviário alfandegado de Uruguaiana sem intervenção de funcionários, tornando mais ágil as operações de exportação e importação no recinto alfandegado. “A medida facilitará o trânsito de veículos sem abril mão do controle. Cabe destacar o trabalho colaborativo realizado pela Receita Federal, liderado pelo delegado na cidade, Wilsimar Garcia, procurando privilegiar a previsibilidade dos trâmites de comércio exterior em Uruguaiana e região ”, afirmou o vice-presidente do Sindicato.

O dirigente ressaltou que Uruguaiana foi responsável pela maior fatia no recolhimento de tributos federais entre 2018 a 2022, na importação, superando inclusive o porto de Rio Grande. “A queda de 6% identificada no primeiro quadrimestre de 2023 nos preocupa”, lamentou, ainda em sua fala, o dirigente.  Mas ele destacou que “estamos próximos de mercados importantes, a Argentina, o Chile, o Uruguai e mesmo o Paraguai. Nossas potencialidades são enormes, por isso, é fundamental mantermos a competitividade de Uruguaiana”, argumentou Ciocca.

Essa necessidade de oferecer condições cada vez mais adequadas para as operações de comércio exterior, conforme o dirigente, leva o Sdaergs a agir de forma firme e constante na busca de soluções para os problemas que dificultam o trânsito de mercadorias. “Estamos atentos aos pontos sensíveis. É o caso da ponte de Uruguaiana, que nos preocupa porque ainda são necessárias mais obras de recuperação e manutenção. Ouvimos do ministro dos Transportes Renan Filho e do vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, que as reivindicações que encaminhamos serão analisadas.” Permanecemos atentos para que essas promessas se tornem realidade”, acrescentou Ciocca. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário