quinta-feira, 27 de junho de 2019

Grupo Libra recorre na Justiça Federal contra decisão da câmara arbitral


          O grupo Libra protocolou nesta quarta-feira, 26, na 4ª Vara da Justiça Federal de Brasília (DF) ação para anular a sentença arbitral em favor da Codesp proferida em março pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. O Grupo pretendia um reequilíbrio contratual como parte do acordo de renovação do contrato de concessão da Libra em Santos. Alegava que a Codesp havia descumprido cláusulas do contrato em vigor. Mas a decisão lhe foi desfavorável.
          Na ação, assinada pelo ex-ministro do Supremo Carlos Velloso, o Grupo Libra argumenta que a partir do momento em que a renovação de seu contrato no Porto de Santos foi considerada nula pelo TCU, o Termo de Compromisso Arbitral se tornou igualmente nulo, por ser parte indissociável do compromisso firmado entre as partes. A empresa também levanta dúvidas sobre a imparcialidade e independência de um dos árbitros, Rodrigo Fonseca, que presidiu o tribunal arbitral. Motivo: Fonseca foi sócio até 2012 do escritório Arnold Wald, que representa a Codesp na disputa. De acordo com os advogados da Libra, Fonseca ainda possuía procuração válida outorgada pela Codesp.
          O Escritório Wald enviou o seguinte esclarecimento: "Após sair completamente derrotada da arbitragem, a Libra, que expressamente ratificou a nomeação do árbitro presidente do tribunal, impugna a sua atuação, sob o argumento de que Rodrigo Fonseca integrou o escritório que defendeu a Codesp no procedimento. Tal informação foi revelada pelo árbitro desde a sua indicação e foi novamente tratada na audiência do caso, quando a Libra ratificou a composição do tribunal. Rodrigo não atuou em qualquer caso patrocinado pelo escritório após sua saída da sociedade em 2012."

Nenhum comentário:

Postar um comentário