A Brado Logística, braço da
empresa Rumo, promoverá encontro na próxima quarta-feira, dia 19, em Sumaré (SP),
para apresentar as operações com os primeiros vagões de trem Double Stack do
país. Com capacidade para empilhar dois contêineres de 40 pés ou dois de 20 pés
em baixo e um de 40 pés em cima, as operações do Double Stack farão o trecho
ferroviário entre Sumaré e Rondonópolis (MT).
O trecho compreende as Malhas Paulista
e Norte administradas pela Rumo. A empresa investiu R$ 30 milhões na aquisição
de 74 vagões, que podem transportar qualquer tipo de carga, pois existem três
tipos de contêineres: dry (produtos secos), reefer (produtos refrigerados) e
isotank (líquidos).
O lançamento oficial ocorreu no ano passado, durante a 24ª
edição da Intermodal South America, maior evento de logística, transporte de
cargas e comércio exterior da América do Sul, realizado em São Paulo.
Para
potencializar este marco no transporte ferroviário brasileiro, a Frateschi,
empresa parceira da Brado e única fabricante de trens elétricos em miniaturas e
réplicas de composições reais na América Latina, está colocando no mercado de
ferreomodelismo uma réplica do vagão Double Stack.
“O mercado de modelismo
ferroviário reúne adeptos e apaixonados pela ferrovia, e estamos dando a
possibilidade para o modelista brasileiro ter, de imediato, este produto em sua
maquete, afinal, este vagão vem para ser um marco no transporte de contêineres
no Brasil, pois ele já é uma tendência mundial”, diz Lucas Frateschi, diretor
da empresa.
“Procuramos trabalhar lado a lado com as grandes empresas do setor
ferroviário do país, gerando uma relação de sinergia e potencializando não
apenas a prática deste hobby, mas também estabelecendo uma relação de
proximidade e identidade entre os apaixonados pela ferrovia e as empresas que
atuam neste meio de transporte”, acrescenta o executivo. Este vagão complementará a locomotiva Brado
AC44i,
que já existe no portfólio da Frateschi desde 2015.
O
vagão Double Stack é fabricado pela empresa americana Greenbrier Maxion, cuja
sede brasileira fica em Hortolândia, no interior paulista, que possui
tecnologia e expertise para a produção de vagões-plataformas para contêineres.
O Double Stack requer adequação de terminais e gabarito da ferrovia de forma a
permitir sua circulação, e esse processo de investimentos para adequação das
ferrovias aconteceu nos Estados Unidos, o que permitiu uma grande expansão do
intermodal ferroviário e, com isso, uma grande redução nos custos de frete.
“As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu,
mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, e muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras
gerações”, destaca Lucas.
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