sexta-feira, 7 de junho de 2019

Maersk divulga relatório destacando a "altíssima"possibilidade do Brasil entrar em recessão


          A Maersk divulgou nesta quinta-feira, 6, seu relatório comercial referente ao 1º trimestre de 2019. O documento ressaltou também a “altíssima” probabilidade de o Brasil entrar em recessão no 2º semestre. Além disso, mostrou o efeito dominó, que atinge setores de agricultura, indústria e varejo, o que complica a situação nacional.
           O documento destacou a necessidade de reverter essa situação. Abordou questões cambiais e a surpresa da companhia com a queda de exportação e como isso poderá afetar os desempenhos de commodities. A primeira surpresa do primeiro trimestre para a companhia foi com a queda de 2% nas exportações
           A empresa acredita que 2019 iniciará, de fato, somente após a aprovação da Reforma da Previdência. O relatório calculou que o Impacto negativo no segundo trimestre deverá prejudicar o desempenho agrícola e industrial.
          A fragilidade econômica do Brasil, na avaliação do documento, expõe as fraquezas na competitividade comercial do País e a falta de acordos comerciais em um momento em que a regulamentação excessiva também está prejudicando companhias marítimas, exportadores e importadores, produtores, agricultura e consumidores.
          O relatório colocou como u m sinal preocupante no primeiro trimestre o declínio de 10% nas importações de produtos químicos, que são principalmente compostos por fertilizantes. Em outras palavras, os agricultores decidiram abrir mão de pedidos de aproximadamente 100 mil toneladas de fertilizantes no primeiro trimestre, representando quase 4 mil contêineres FFEs.
           “Ao analisar, a queda nos fertilizantes significa que haverá menos exportações e menos empregos. Por sua vez, isso enfraquecerá ainda mais o consumo. A questão é quanto tempo durará o mau desempenho do consumo, já que as empresas que deveriam ter começado a contratar agora estão, pelo contrário, reduzindo os gastos, dispensando funcionários com cargos mais altos e caros”, disse Antônio Dominguez, diretor Geral da Maersk para a Costa Leste da América do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário