A APM Terminals recebeu os três primeiros guindastes de pórtico STS (Ship-To-Shore) para o seu novo terminal de contêineres de 1,5 milhão de teus, o TEC2 em Lázaro Cárdenas (na costa oeste do México). A fase I da nova instalação, que se estende ao longo de um cais de
750 metros, terá sete guindastes com 24 m de largura. Com 32 anos de
concessão, iniciado em 2012, com conclusão prevista para este ano, a
construção foi adiada devido à forte oposição de Hutchison, operador das
instalações existentes no porto.
Outra empresa que também trabalha na modernização de seu terminal é
a DP World, que começou a modernização do seu Terminal de Contêineres
em Caucedo, na República Dominicana. A companhia começou a aprofundar o
canal para 17 metros, além do aumento da profundidade ao lado da parede
do cais de 13,4 a 15 metros. Para um período de longo prazo, a previsão é
que a atual linha de cais seja estendida de 922 metros para 540 metros.
Já a Santos Brasil, operadora do Tecon Santos, recebeu uma
extensão de contrato de 25 anos, até 2047, em retorno de um investimento
de US$ 324 milhões na expansão do cais de 500 metros para 1.200 metros,
além da adição de seis guindastes StS e outros equipamentos de pátio
até 2020. Em troca, a autoridade portuária vai aprofundar o canal do
terminal de 10,3 metros para 14,9 metros.
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