Com o início da safra de frutas, todas as sextas-feiras, a partir do dia18 de agosto, o Porto do Pecém passa a ter mais uma rota com
destino a Europa. O novo serviço pertencente à MSC tem como destino os
portos da Antuérpia, chegando em 10 dias, Roterdã (12 dias), Hamburgo
(14 dias), Bremerhaven (16 dias) e Le Havre (18 dias).
As frutas seguem em contêineres refrigerados e são originárias principalmente do Ceará e do Rio Grande
do Norte, principais exportadores de melão, melancia e banana. Já as
uvas e mangas escoadas pelo terminal cearense provêm, especialmente, de
Petrolina na Bahia. Até junho deste ano o aumento foi de 26%, espera-se
que o resultado seja ainda maior após o início da operação da nova
linha.
Em 2016, o Porto do Pecém finalizou o ano em primeiro lugar no
ranking nacional de exportação de frutas frescas com 213 mil toneladas
movimentadas. O presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, mostra-se
confiante e acredita que este será um ano de muitas conquistas.
"Esperamos que com esse novo serviço, 2017 apresente um crescimento
significativo neste setor. Vamos continuar trabalhando para que Pecém
continue crescendo e conquistando mais clientes", declarou Serpa.
Segundo Elber Justo, diretor presidente da MSC Brasil, a escolha pelo
Porto do Pecém foi estratégica pela localização e infraestrutura para a
operação com frutas.
“Entendemos que o Porto do Pecém integra elementos importantes no
modal marítimo e rodoviário para assistir nossos clientes. Estamos no
momento em que o mercado demanda investimentos e melhor estrutura para
receber navios maiores, além de melhor qualidade no serviço de
contêineres refrigerados. O Porto oferece um serviço com tempo de
trânsito importante para atender mercados europeus – afinal, estamos
tratando de fruta, uma mercadoria sensível ao tempo de entrega, ou seja,
a demanda exige uma combinação de fatores logísticos para que o serviço
seja bem sucedido”, afirma Justo.
Para a diretora de desenvolvimento comercial do Porto, Rebeca
Oliveira, é um orgulho para o estado fornecer mais este serviço para
seus clientes. "Esperamos alcançar, no pico das operações, cerca de
1300 unidades de contêineres embarcados por semana", destaca.
Atualmente, o Norte da Europa, que será contemplado com o novo
serviço, já é atendido com uma linha da Maersk, enquanto a Hamburg Sud
atende ao mercado americano.
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