O Porto de Buenos Aires (Argentina) reduziu algumas taxas dos navios
da Aliança e da Hamburg Süd, que possuem certificados internacionais de
baixa emissão de poluentes. “A decisão do porto vizinho reforça o nosso
compromisso com o meio ambiente, garantindo que as nossas embarcações
atuem de forma eficiente e sustentável”, afirma Gustavo Biluca, gerente
de Procurement da Aliança Navegação e Logística para a região da América
do Sul e Costa Leste.
Atualmente, os navios de contêineres têm os melhores resultados em
termos de emissões de CO2 por Km TEU em comparação aos aviões de carga,
caminhões, trens e balsas.
O grupo Hamburg Süd se comprometeu a reduzir as emissões de CO2 de
sua frota em 45% até 2020, se comparado com o ano de 2009. “A eficiência
dos navios na operação diária é chave para o emprego de menor recursos.
O chamado Slow Steaming, por exemplo, poupa até 40% do combustível com a
redução da velocidade em quatro nós. Também estamos reduzindo o consumo
energético de nossos contêineres refrigerados em mais 30% nas novas
construções. Tudo isso porque a sustentabilidade é um componente
imprescindível em nossa filosofia corporativa”, enfatiza Biluca. A sustentabilidade é uma das filosofias da Aliança e da Hamburg Süd,
destacam as empresas, que contam com certificações importantes
conquistadas pelo trabalho realizado para reduzir a emissão de gases com
efeito estufa (GEE).
A preocupação com os padrões de qualidade do ar também estão entre as
prioridades dos principais portos do mundo, que assumiram um
compromisso intitulado de “Iniciativa Climática Global dos Portos” (em
inglês, World Ports Climate Initiative, WPCI). O objetivo é buscar
ativamente a cooperação dos navios para reduzir as emissões de CO2.
Um dos projetos dentro do WPCI (Iniciativa Climática Global dos
Portos) é o Environmental Ship Index (ESI), que identifica os navios que
promovem redução das emissões atmosféricas acima das exigências
previstas pelas normas de emissão da Organização Marítima Internacional.
O ESI avalia a quantidade de óxido de nitrogênio (NOx) e óxido de
enxofre (SOx), sendo um indicador perfeito do desempenho ambiental dos
navios.
O índice é utilizado pelos portos para recompensar navios que
participam do ESI e que assumem um papel de relevância na melhoria do
ambiente marítimo e portuário. “Todas as partes interessadas no
transporte marítimo podem usar o ESI como um meio para melhorar seu
desempenho ambiental e como um instrumento para atingir seus objetivos
de sustentabilidade”, complementa o executivo.
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