O número de sinistros de grandes proporções com cargas perigosas no
Porto de Santos deverá cair substancialmente, a depender do acordo
firmado no Porto de Santos, no último 21/08. É que o termo de cooperação
técnica, assinado pela Associação Brasileira da Indústria Química
(ABIQUIM), Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados
(ABTRA), a empresa Suatrans e a Companhia Docas do Estado de São Paulo
(Codesp), consiste em inserir as informações do Manual de Atendimento a
Emergências com Produtos Perigosos, da Abiquim, no Banco de Dados de
Produtos Perigosos, criado pelo Grupo de Trabalho de Prevenção de
Sinistro (GTPS) no Porto de Santos e locado na Janela única Portuária
(JUP/ABTRA).
Esse banco de dados, criado há sete meses pelo GTPS sob a coordenação
da Antaq, replica as informações sobre a localização exata das cargas
perigosas nos terminais, de modo que, na iminência de um incidente, os
técnicos da Unidade de Segurança do Porto podem acessá-las imediatamente
e informar o Corpo de Bombeiros.
Agora, com as novas informações, do aplicativo Pró-Química On-line,
desenvolvido pela Suatrans para o manual da Abiquim, “os agentes de
combate aos sinistros terão também a ficha técnica completa do produto
sinistrado”, explica o presidente-executivo da Abiquim, Fernando
Figueiredo. “Isso vai agilizar a tomada de decisão sobre a forma de
combater o sinistro, evitando que tome proporções maiores”.
O diretor-presidente da Codesp, Alex Oliva, acrescenta que os dados
identificados imediatamente pela Autoridade Portuária serão transmitidos
aos agentes envolvidos no combate ao incidente em até cinco minutos,
contra até oito horas exigidas anteriormente.
“A medida vai garantir muito maior segurança aos trabalhadores
portuários e também aos cidadãos da Baixada Santista”, acrescenta o
presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho. Ele ressalta que o projeto é
pioneiro no Brasil e ganha ainda maior importância por ocorrer
justamente no maior complexo portuário do País.
O deputado João Paulo Papa prometeu tratar a questão em audiência
pública na Câmara, visando a estendê-la aos demais portos brasileiros.
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