A Associação Brasileira de Laticínios (Via Lácteos) aposta no mercado externo como um grande aliado, diante do desarranjo da economia do país. A entidade espera um incremento de cerca de 40% nas receitas com as exportações de leite e derivados em 2016, em relação ao ano passado, quando o faturamento chegou a US$ 319,2 milhões.
Segundo a Via Lácteos, alguns fatores
contribuem para este cenário favorável. É o caso da abertura de novos mercados, em
especial a Rússia, e a consolidação daqueles para os quais o Brasil já exportava,
a taxa cambial e alguns incentivos internos.
Entre eles, a parceria com a Apex -
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que assinou
recentemente um convênio com alguns setores da economia, incluindo o de
laticínios, para impulsionar os negócios internacionais deste segmento. A estratégia inclui um
aporte de R$ 44,8 milhões para divulgar os parceiros no exterior.
Uma pesquisa feita pelo Sebrae Nacional revelou que apenas
uma em cada 1 mil micros e pequenas empresas exporta no país. Para
incentivar os fabricantes de produtos lácteos a exportarem, a Fispal Tecnologia, principal feira do setor industrial de alimentos e bebidas
na América Latina, criou uma estrutura direcionada a este fim, que inclui
parceria com a Câmara do Comércio do Mercosul e América Latina.
Durante a Feira, que acontece entre os dias 14 e 17 de junho, a CCM-ULA
oferecerá atendimento individualizado com orientação jurídica, contábil e
fiscal sobre como fechar negócios com países da América Latina. A Feira também conta com o apoio do ITAL - Instituto de
Tecnologia de Alimentos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que será
responsável pela realização de um painel de discussão sobre as tendências do
mercado de laticínios.
A edição deste ano da Fispal Tecnologia é considerada uma
das mais cruciais e estratégicas dos últimos anos, por conta do momento vivido
pelo país e pela necessidade dos pequenos e médios fabricantes adaptarem suas
empresas, encontrando caminhos viáveis para novos negócios, como a
exportação. A Informa Global Exhibitions, promotora do evento, já
confirmou mais de 2 mil marcas, 80 expositores internacionais e um número 30%
maior de credenciamentos em comparação ao mesmo período de 2015, quando reuniu
50 mil visitantes.
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