O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (6) o contrato de
dragagem de manutenção dos canais de acesso aos portos paranaenses, no valor de R$ 156,9 milhões. “Esses investimentos,
somados aos R$183 milhões autorizados recentemente para modernização dos
berços 201 e 202, a reforma do cais e os R$511 milhões que gastamos na melhoraria da infraestrutura e logística dos terminais do Estado nos
últimos quatro anos são os maiores das últimas décadas”, declarou ele.
O volume total a ser dragado é de 7,360 milhões de metros cúbicos – o
equivalente a nove estádios do Maracanã – e vai restabelecer a
profundidade de projeto dos canais e berços. O prazo de execução da obra
é de 12 meses e será feito pela empresa DTA Engenharia. O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa
Filho, explicou que o investimento terá reflexo direto na competitividade do terminal
portuário paranaense.
“A obra é fundamental para que o porto continue
recebendo grandes navios que fazem o comércio de cargas ao redor do
mundo”, afirmou o secretário. O número de navios com mais de 300 metros de comprimento que chegam aos
portos paranaenses, anualmente, aumentou de 17 em 2011 para 151 em 2014.
O Capitão dos Portos do Paraná, comandante Renato Pericin
Rodrigues da Silva, destacou que o início de mais uma campanha de dragagem de
manutenção nas baias de Paranaguá e Antonina coloca os portos
paranaenses na vanguarda da navegação no Brasil. "Isso porque as
dragagens de manutenção são fundamentais para garantirmos a segurança da
navegação. Fiz questão de estar aqui neste momento para reforçar a
importância desta ação da Administração dos Portos e do Governo do
Estado", relatou.
O diretor presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
(Appa), Luiz Henrique Dividino, contou que, atualmente, o Porto recebe
linhas semanais regulares de navios com 336 metros de comprimento por 51
metros de largura. “A manutenção destas linhas depende da dragagem e da
segurança da navegação”, ressaltou. “Pretendemos, para o
início de 2016, realizar a operação com o maior navio de contêineres que
já atracou na costa atlântica, sul americana, de 386 metros de
comprimento por 52 metros de largura”, finalizou o executivo.
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