terça-feira, 6 de outubro de 2015

Governador Beto Richa assina contrato de dragagem dos portos paranaenses

          O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (6) o contrato de dragagem de manutenção dos canais de acesso aos portos paranaenses, no valor de R$ 156,9 milhões. “Esses investimentos, somados aos R$183 milhões autorizados recentemente para modernização dos berços 201 e 202, a reforma do cais e os R$511 milhões que gastamos na melhoraria da infraestrutura e logística dos terminais do Estado nos últimos quatro anos são os maiores das últimas décadas”, declarou ele.         
         O volume total a ser dragado é de 7,360 milhões de metros cúbicos – o equivalente a nove estádios do Maracanã – e vai restabelecer a profundidade de projeto dos canais e berços. O prazo de execução da obra é de 12 meses e será feito pela empresa DTA Engenharia. O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, explicou que o investimento terá reflexo direto na competitividade do terminal portuário paranaense.
          “A obra é fundamental para que o porto continue recebendo grandes navios que fazem o comércio de cargas ao redor do mundo”, afirmou o secretário. O número de navios com mais de 300 metros de comprimento que chegam aos portos paranaenses, anualmente, aumentou de 17 em 2011 para 151 em 2014.
          O Capitão dos Portos do Paraná, comandante Renato Pericin Rodrigues da Silva, destacou que o início de mais uma campanha de dragagem de manutenção nas baias de Paranaguá e Antonina coloca os portos paranaenses na vanguarda da navegação no Brasil. "Isso porque as dragagens de manutenção são fundamentais para garantirmos a segurança da navegação. Fiz questão de estar aqui neste momento para reforçar a importância desta ação da Administração dos Portos e do Governo do Estado", relatou.
          O diretor presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, contou que, atualmente, o Porto recebe linhas semanais regulares de navios com 336 metros de comprimento por 51 metros de largura. “A manutenção destas linhas depende da dragagem e da segurança da navegação”, ressaltou. “Pretendemos, para o início de 2016, realizar a operação com o maior navio de contêineres que já atracou na costa atlântica, sul americana, de 386 metros de comprimento por 52 metros de largura”, finalizou o executivo.

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