A britânica SABMiller e a belgo-brasileira Anheuser-Busch InBev anunciaram nesta terça-feira (13) a terceira maior fusão
empresarial da história, que criará um gigante responsável pela venda de
uma em cada três cervejas no mundo. A companhia do Reino Unido, número dois do mundo no setor cervejeiro, aceitou a
última oferta de compra da líder do setor, AB InBev, pelo equivalente a
US$ 104 bilhões.
A indústria, com sede em Londres, explicou que o Conselho de
Administração alcançou um acordo com a AB InBev, segundo o qual a
empresa número um do mundo pagará por cada ação da SABMiller 44 libras.
Se a transação for concretizada como o previsto, o novo grupo
incluirá as marcas de cerveja americana Budweiser e belga Stella Artois,
pertencentes à AB InBev, assim como a italiana Peroni, a tcheca Pilsner
Urquell e a holandesa Grolsch da SABMiller.
Além disso, esta será a terceira maior fusão-aquisição da história,
segundo o instituto de análises Dealogic, atrás apenas das operações
Vodafone e Mannesmann em 1999 e da Verizon Communications com a Verizon
Wireless em 2013.A empresa gigante criada com a operação venderá uma em cada três cervejas no mundo, da mexicana Corona (exceto nos Estados Unidos) à australiana Foster, passando pela chinesa Snow -a marca mais vendida no mundo-, mas antes terá que receber a autorização das agências reguladoras.
Com esta compra bilionária, a AB InBev abre caminho na África,
particularmente na África do Sul, onde a SABMiller nasceu há 120 anos.
Se ao valor da compra for adicionado à dívida do grupo, a SABMiller fica
avaliada em quase 80 bilhões de libras (US$ 122 bilhões, 108 bilhões de
euros).
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