quarta-feira, 1 de março de 2023

Comissão Federal Marítima dos EUA acusa armadores de cobrarem taxas adicionais para aumentar seus lucros

A Comissão Marítima Federal dos EUA (FMC) advertiu que as companhias de navegação cobraram taxas adicionais aos clientes para aumentar seus lucros, paralelamente às taxas de frete já altas no ano passado, informou a ShippingWatch. "Acho que as linhas de navegação continuam a usar atrasos de detenção hoje, e certamente no passado, como uma forma de aumentar inadvertidamente as tarifas", disse o presidente da FMC, Daniel B. Maffei, em entrevista ao ShippingWatch em Copenhague.

Ele argumenta ainda que as linhas de navegação forçaram em grande parte as empresas a pagar taxas adicionais, que ele acreditava serem uma tentativa de suportar as altas taxas. Consequentemente, as taxas adicionais causaram um grande número de reclamações dos clientes. Por exemplo, quando as companhias de navegação começaram a cobrar taxas por contêineres que ficavam encalhados em portos superlotados com falta de mão de obra para movimentar e retirar os contêineres.

Especificamente, os clientes estão chateados porque as empresas de navegação cobravam taxas por períodos fora do horário de funcionamento dos terminais. "O que estamos tentando fazer é basicamente criar um enorme desincentivo para taxas muito enganosas. As linhas de navegação precisam ganhar dinheiro com o transporte de mercadorias e ser transparentes. Inclua taxas na taxa, porque é assim que você consegue um bom mercado, disse Maffei."

Vale ressaltar que se o FMC acredita que uma empresa de navegação pode ter violado a legislação, a autoridade pode exigir que a transportadora demonstre como seus preços atendem aos requisitos. Aumento de sinistros A situação caótica que caracterizou os mercados de frete no ano passado também levou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a entrar no debate, afirmando que as companhias marítimas, com seus fretes inéditos, tiveram grande responsabilidade na alta da inflação.

Medidas legislativas foram introduzidas na forma do Ocean Shipping Reform Act (OSRA) de 2022, com o objetivo de garantir a importação e exportação eficiente e justa de mercadorias para os EUA. Muitos embarcadores viram a nova legislação como uma oportunidade para registrar reclamações contra as transportadoras. Desde o verão de 2022, quando a lei dos EUA entrou em vigor, a FMC recebeu mais de 200 reclamações de embarcadores.

"É um aumento tão dramático na atividade de reclamações. Não tenho certeza se é especialmente alto, considerando quantas remessas houve durante a pandemia, mas tínhamos muito menos antes", diz Maffei. "Eu diria que as companhias de navegação, terminais e outras empresas regulamentadas devem ver a OSRA como uma coisa boa porque o que eles querem é um conjunto claro de regras. Obviamente, eles não querem que isso vá longe demais e subverta o mercado, mas o falta de regras claras significa apenas uma corrida para o fundo", concluiu Maffei.

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