O projeto social AprendComex, criado e desenvolvido pelo Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) no ano passado, voltado para a população carente de Uruguaiana, terá nova edição em 2023. “A iniciativa dessa vez beneficiará jovens adolescentes de 16 a 18 anos, e também adultos de 19 a 30 anos para serem capacitados a partir de atividades rotineiras dentro do ambiente de trabalho profissional no qual tem o comércio exterior como o principal foco”, explica o conselheiro fiscal da entidade, André Michels.
Segundo ele, “o projeto abrangerá a atuação dos futuros profissionais em ações fundamentais de suporte às exportações e importações nos seus respectivos ambientes de negócio buscando, assim, incentivo à qualificação desses jovens e adultos para ingressarem no mercado de trabalho”. Em 2022, o AprendComex formou duas turmas de jovens estudantes moradores das vilas no entorno do Porto Seco de Uruguaiana, na fronteira oeste gaúcha. Esses jovens, gradativamente, estão sendo colocados no mercado de trabalho da cidade.
O presidente do Sdaergs, Marcelo Clark Alves, destacou a importância de mais essa iniciativa do Sindicato. “Quando se implementa um projeto como esse, busca-se dentre outros objetivos, a disponibilização de oportunidades de produção e conhecimento coletivo e formação de mão de obra, que hoje é muito precária, para um setor que vem apresentando constante crescimento diante do atual cenário mundial”, ressaltou o dirigente. Ele salientou que “esse crescimento profissional surtirá efeitos a médio e longo prazos, aumentando assim, de forma positiva, as demandas do comércio exterior”. Além do investimento do Sicredi, o AprendComex conta ainda com apoio de empresas e entidades uruguaianenses, mais a participação dos associados do Sindicato, que idealizaram e desenvolveram mais esse projeto social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário