sexta-feira, 24 de março de 2023

Porto Itapoá investe em equipamentos pioneiros no Brasil com a compra de 10 RTGs híbridos

Os volumes do Porto Itapoá cresceram mais de 14% em 2022 (885.822 TEUs ou 950.512 TEUs incluindo contêineres vazios), a maior taxa de crescimento dos cinco maiores terminais de contêineres do Brasil. O número de navios que escalam o terminal de Santa Catarina também aumentou 4,9% em 2022.

Com o aumento dos volumes, o terminal anunciou pesados ​​investimentos neste ano para manter sua eficiência. Com a aquisição de dez RTGs híbridos, o Porto Itapoá será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs por controle remoto.

O investimento é superior a 25 milhões de dólares e o primeiro equipamento chegará em maio, enquanto o segundo lote está previsto para novembro deste ano, informou a empresa em comunicado. Destaca-se que, além de proporcionar mais segurança e ergonomia aos funcionários, os RTGs híbridos consomem três vezes menos combustível que um RTG convencional.

Além disso, o Porto Itapoá adicionará um guindaste navio-terra de US$ 11 milhões à sua frota atual de seis máquinas com as mesmas características. Por outro lado, o terminal dobrará sua capacidade de fiscalização com a chegada de um novo scanner para inspecionar os contêineres que entram em seu pátio. O modelo HCVM XT, da empresa britânica Smiths Detection, também é inédito no Brasil.

A aquisição - um investimento de aproximadamente US$ 1,8 milhão - será realizada neste mês. Ao reduzir a necessidade de vistorias físicas e proporcionar melhor qualidade de imagem, o aparelho vai aumentar a produtividade e “trazer mais segurança para todos os envolvidos no processo: Receita Federal, Exportadores, Importadores, Transportadores e funcionários”, segundo o relatório. de Operações, Meio Ambiente e Tecnologia do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr.

Vale ressaltar que a APM Terminals possui 30% de participação no Porto Itapoá. O terminal começou a operar em junho de 2011 e é um dos terminais de contêineres mais eficientes da América Latina. De gestão privada, está localizada no litoral norte de Santa Catarina, cidade localizada 80 km ao sul e sede de importantes players do mercado mundial, como Whirlpool e Tupy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário