sexta-feira, 31 de março de 2023

Sdaergs promove reunião para debater problemas na ponte Brasil/Argentina

O Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) reuniu na quarta-feira, 29 de março, no seu auditório da Delegacia de Uruguaiana, integrantes de entidades representativas e do poder público para discutir em conjunto os pontos sensíveis da fronteira oeste gaúcha. “É necessário estabelecer um planejamento a curto, médio e longo prazos para que a cidade continue sendo o principal corredor de passagem de mercadorias do Mercosul”, disse o vice-presidente da entidade, Fábio Ciocca.

O dirigente citou os problemas na estrutura da ponte sobre o Rio Uruguai, entre Brasil e Argentina, a ineficiência do controle migratório para a entrada no país vizinho, ocasionando filas enormes, inclusive sobre a travessia. “Ela faz parte de uma das principais rotas do Mercosul e no encontro debatemos até a possibilidade da realização de estudos de viabilidade para a construção de uma nova ponte, fora do perímetro urbano, conforme modelo da OMA (Organização Mundial de Aduanas) e do Projeto de Gestão Coordenada de Fronteiras que trata de Áreas de Controle Integrado, sendo uma nova formatação de aduana em Uruguaiana, com um Centro Unificado de Fronteira”, revelou Ciocca.

Segundo o vice-presidente, números fornecidos pela Receita Federal indicam a importância de Uruguaiana para a economia da região, do Rio Grande do Sul e do Brasil. “A cidade concentra a passagem da maior parte das transações do Brasil com a Argentina e o Chile e é, também, o mais importante motor arrecadatório de tributos federais na importação entre todos os modais de transporte do Estado, superando inclusive o Porto de Rio Grande”, revelou.

 O encontro na sede regional do Sindicato começou cedo da manhã com a apresentação do relatório com dados pertinentes à infraestrutura das pontes de fronteira e explanação do trabalho, feita por Ciocca. Uma preocupação igualmente levantada foi em relação à ponte sobre o Arroio Bossoroca, na BR-290, cuja estrutura é considerada precária. Após a apresentação, os presentes tiveram a oportunidade de debaterem sobre o material relatado e sugeriram ações a serem adotadas visando a busca de soluções imediatas.

Ao final do encontro, ficou definida a confecção de um documento com participação na elaboração da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Uruguaiana, que será entregue ao embaixador da Argentina em Brasília, Daniel Scioly, que estará na cidade nessa sexta, 31, para participar da cerimônia de entrega da obra de reestruturação de um pilar na travessia internacional que necessitou de reparo urgente em sua estrutura. Estarão presentes, também, o embaixador brasileiro em Buenos Aires, Julio Glinteniek Bitelli, e o ministro dos Transportes, Renan Filho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário