quinta-feira, 23 de março de 2023

Preços de cargas conteinerizadas refletem melhores condições de mercado no pós pandemia

A cadeia de abastecimento não vive só de tarifas. Existem também índices que revelam a temperatura do mercado em termos de fluxos de carga, rotas, volumes, etc. Assim, o índice de exportação de carga contentorizada China CCFI e o índice de exportação de carga contentorizada Shanghai SCFI ficaram abaixo do valor de referência de 1.000 pontos a 17 de março, atingindo valores nunca vistos desde o início da pandemia em 2020. “As exportações chinesas são um indicador para avaliar o mercado.

Este índice (CCFI) inclui carga spot e contratada e, portanto, é menos volátil do que o índice de taxa spot SCFI. Também tem a vantagem de ter dados que remontam a 1998, o que oferece uma longa perspectiva da evolução”, comenta o especialista Lars Jensen no LinkedIn, lembrando que o índice geral CCFI caiu abaixo de 1.000 pontos esta semana pela primeira vez. desde setembro de 2020, embora estivesse em torno do nível 820 em março de 2019 antes da pandemia.

“Se olharmos para as operações individuais, outro elemento interessante aparece. O nível do índice China-Sudeste Asiático é notavelmente baixo. Duas semanas atrás, estava no nível 605. Além de 12 semanas em 2016, este é o nível mais baixo em que os índices do Sudeste Asiático estiveram desde o início do CCFI, há 25 anos, em 1998. Tudo isso desenha um cenário de um preço muito intenso guerra no mercado da China ao Sudeste Asiático”, acrescenta o analista, sugerindo que os fluxos de cargas que refletem os índices em questão estão sofrendo os efeitos da menor demanda do consumidor.

Da mesma forma, o Drewry World Container Index marcou um declínio, consistente com a tendência do CCFI e do SCFI. “O índice composto caiu 1% esta semana, marcando uma queda de 80% em relação à mesma semana do ano anterior”, relata Drewry, cujo WCI mostra US$ 1.790 por contêiner de 40 pés, uma queda de 83% em relação ao pico de US$ 10.377. registrado em setembro de 2021 e 33% abaixo da média de 10 anos de US$ 2.691.

No entanto, as leituras podem ser enganosas. Ainda que os valores dos indicadores sejam inferiores aos registados durante a Covid-19 ou mesmo abaixo das médias da última década, a verdade é que muitos deles se situam em valores superiores a 2019 ou pré-pandemia. “O WCI está 26% acima da média de 2019, de US$ 1.420”, diz o consultor. A verdade é que tanto as taxas de frete quanto os indicadores de carga conteinerizada, embora estejam caindo dos altos valores vistos durante a pandemia —uma comparação inevitável— em geral refletem melhores condições de mercado do que pré-pandemia.

As reduções tarifárias sustentadas, por enquanto, ainda seriam consequência da 'desinflação' da alta de preços da Covid-19, que vai continuar nas próximas semanas, como parte do reajuste do mercado. “As tarifas na rota Xangai-Los Angeles e Nova York-Roterdã permaneceram nos níveis das semanas anteriores, embora esperemos pequenas reduções semana a semana”, conclui Drewry.

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