O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Santos Port Authority (SPA), com participação da Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, para dar sequência à revitalização da área que inclui os armazéns 4 e 7 do Porto. O documento foi o primeiro passo para a elaboração do projeto que visa tornar realidade o Parque Valongo.
O promotor de Justiça responsável pelo processo, Carlos Cabral Cabrera, disse que o TAC tem como objetivo dar direcionamento para o que deve ou não ser feito nos armazéns. A medida é necessária, explicou, porque os equipamentos são protegidos pelo patrimônio histórico e cultural.
Segundo a prefeitura, o projeto do Parque Valongo está em andamento. A ideia é que ele dê aos visitantes que passam pelo Centro da cidade acesso ao canal do porto santista.
O plano prevê um espaço com novo mobiliário, pisos e paisagismo, assim como áreas de contemplação e espaços para eventos, atividades esportivas, de lazer e culturais. A iniciativa tem o objetivo de acompanhar o processo de transformação do Centro.
O secretário de Desenvolvimento Urbanos (Sedurb), Glaucus Farinello, disse em reunião na Associação Comercial de Santos (ACS), que no projeto também consta a criação de espaços multiuso, que devem contar, por exemplo, com restaurantes com vista para os navios e para as praias, além de espaços culturais e para shows.
Nenhum comentário:
Postar um comentário