terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Frota numerosa de porta-contêineres novos e grandes entrarão na Rota Ásia/Europa


Uma enorme frota de grandes embarcações porta-contêineres será incorporada nas próximas semanas e meses nas rotas Ásia-Europa. Os muitos novos navios da classe megamax já estão prontos, e alguns quase prontos, em estaleiros para zarpar. Entre meados de março e início de abril, a MSC adicionará quatro novos navios de 24.000 TEU à rota Ásia-Europa da aliança 2M. Além disso, a OOCL e a Hapag-Lloyd já decidiram para quais itinerários Extremo Oriente-Norte da Europa alocarão seus próximos carros-chefe megamax.

A onda de entregas da MSC terá início no dia 14 de março, quando o “MSC TESSA” de 24.116 TEU se juntar ao serviço ‘AE6/Lion’ em Ningbo. Após a entrega, espera-se que o navio se torne o maior porta-contêineres do mundo, mesmo que apenas por alguns dias. O “OOCL SPAIN” de 24.188 TEU assumirá este título a 18 de março, antes de entregar a coroa ao “MSC IRINA” de 24.346 TEU, que se juntará ao serviço Ásia-Mediterrâneo 'AE10 / Jade' a 21 de março em Qingdao.

Os dois primeiros navios irmãos do “MSC TESSA” seguirão em breve. O “MSC CELESTINO MARESCA” de 24.116 TEU juntar-se-á à sua frota irmã no itinerário 'AE6 / Lion' a 28 de março em Ningbo, enquanto o “MSC RAYA” iniciará a sua viagem inaugural a 9 de abril em Xangai para o serviço 'AE55/Griffin' .  

A OOCL realizou na semana passada a cerimónia de baptismo do seu novo “OOCL SPAIN” em Nantong COSCO KHI Ship Engineering (NACKS). A embarcação de 24.188 TEU, a primeira de doze navios irmãos construídos pela NACKS e seu estaleiro irmão DACKS, é a primeira nova construção para a OOCL desde que a empresa de navegação com sede em Hong Kong foi adquirida pela COSCO Shipping Holdings em 2018.

O navio deixará Xangai em 18 de março para se juntar ao itinerário Extremo Oriente - Norte da Europa 'LL3' em 21 de março em Xiamen. Este terceiro itinerário da OCEAN Alliance percorre em doze semanas, mas, devido a cancelamentos de viagens, atualmente implanta uma frota de apenas sete navios de 14.070 a 21.200 TEU operados pela COSCO. O serviço chama em Xiamen, Nansha, Hong Kong, Yantian, Cai Mep, Cingapura, Pireus, Hamburgo, Roterdã, Zeebrugge, Valência, Pireu, Cingapura, Xiamen.

A Hapag-Lloyd confirmou recentemente que seu “BERLIN EXPRESS” de 23.666 TEU, o primeiro dos doze megamaxes movidos a GNL da companhia de navegação alemã, se juntará a um dos itinerários Extremo Oriente-Norte da Europa da THE Alliance em abril, que fará escala na base de Hamburgo do transportadora. Isso exclui o 'FE2', que a partir de abril servirá apenas Wilhelmshaven (Alemanha).

A implantação nos itinerários menores 'FE1' e 'FE5', com foco no Japão e no Sudeste Asiático, também está descartada. Como o 'FE4' da THEA está totalmente equipado com navios de 24.000 TEU da HMM, espera-se que os novos navios megamax da Hapag-Lloyd se juntem ao 'FE3', que atualmente é operado por uma mistura de navios de 14.600 a 16.010. HMM e Hapag-Lloyd TEUs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário