quarta-feira, 1 de março de 2023

Estaleiros da China recebem 17 encomendas de navios car carriers e quebram monopólio do Japão e da Coréia do Sul


Os estaleiros chineses receberam 17 novos pedidos de navios PCTC (Pure Car Truck Carrier) em todo o mundo, quebrando assim o monopólio japonês e sul-coreano na construção desse tipo de navio, informa o Global Times. De acordo com dados da Clarkson Research, esses pedidos totalizam 152.000 vagas de veículos e 510.000 DWT.

Este fato é significativo para os estaleiros chineses ao levar em conta que eles produziram apenas 4 porta-carros em média de 2016 a 2020. A demanda cresceu nos últimos anos graças ao crescente mercado automobilístico chinês, que está se beneficiando de veículos de nova energia (NEVs), que por sua vez impulsionam a necessidade de PCTCs para transporte.

Zheng Ping, analista-chefe da mídia especializada do setor chinês, destacou que o transporte de veículos costumava ser feito principalmente por empresas de navegação tradicionais, já que os pedidos de importação eram maiores do que as necessidades de exportação da China. No entanto, a crescente demanda do mercado externo por NEVs fez com que as montadoras chinesas estivessem na vanguarda do setor global.

A exportação de NEVs registrou um aumento ano a ano de 1,2 vezes para 679.000, de acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. O gigante asiático também não fica atrás na exportação de veículos tradicionais, já que em 2022 exportou 3,11 milhões de veículos, mais 54,4% face a 2021. Consequentemente, espera-se um rápido desenvolvimento do mercado automóvel.

O surto de crescimento fez com que fabricantes chineses como BYD e SAIC começassem a fazer movimentos estratégicos no transporte de veículos. Zhang Zhuo, um dos principais especialistas do Instituto de Pesquisa e Projeto de Navios Mercantes de Xangai, disse que os navios precisam montar um convés maior para transportar veículos, já que os NEVs são relativamente mais pesados ​​graças ao tipo de baterias que usam, além de levar em consideração conta com os maiores modelos de veículos de passageiros.

Zheng acrescentou que, se as empresas automobilísticas nacionais se envolverem no processo de construção de navios, poderão controlar mais os custos logísticos do ponto de vista da cadeia de suprimentos, garantindo a eficiência do transporte. A China State Shipbuilding Corp (CSSC) recebeu cerca de 50% de todos os pedidos de PCTCs em janeiro, informou o Shanghai Securities News. A CSSC recebeu pedidos de 35 veículos com capacidade de transporte de 7.000 a 9.200 veículos desde 2021. A participação no mercado global totalizaria 27%.

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