O maior mercado internacional para o calçado brasileiro, determinante para o crescimento das exportações do setor, recebeu, entre os dias 12 e 23 de fevereiro, mais uma edição do Circuito de Promoção Comercial Estados Unidos. No total, quatro feiras estadunidenses devem gerar mais de US$ 7,6 milhões para 29 marcas de calçados brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O relatório soma negócios realizados in loco e que ficaram alinhavados nos eventos.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que o mesmo circuito, no mesmo período de 2022, gerou US$ 5,6 milhões. “Tivemos um crescimento de 26% em negócios, o que corrobora o bom momento do calçado brasileiro no mercado dos Estados Unidos”, avalia. Segundo ela, nos quatro eventos foram quase mil contatos, grande parte deles inéditos, não somente com grandes players norte-americanos, mas também da América Latina, Europa e Oriente Médio. A previsão, conforme relatório da Abicalçados, é de que sejam comercializados mais de 388 mil pares de calçados em função das participações.
A primeira parada foi na Playtime NY, em Nova Iorque, entre os dias 12 e
14 de fevereiro. Na feira, que comercializa coleções de calçados infantis, as
marcas Cartago Kids, Dalai Kids, Ipanema Kids, Mini Melissa e Planet Sea
reportaram negócios na ordem de US$ 93 mil, entre efetivados in loco e
alinhavados. Na sequência, as marcas Actvitta, Beira Rio, BR Sports, Carrano,
Cartago, Ipanema, Klin, Melissa, Mini Melissa, Modare Ultraconforto, Moleca,
Molekinha, Molekinho, Pegada, Savelli, Schutz, Vizzano e Zinzane participaram a
Magic/Project Las Vegas, entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Conforme relatório
da Abicalçados, devem ser gerados mais de US$ 2,9 milhões entre negócios
efetivados e alinhavados.
Organizada pelos representantes comerciais do sudeste dos Estados Unidos,
a Atlanta Shoe Market, em Atlanta, aconteceu entre os dias 18 e 20 de fevereiro
e deve gerar US$ 2,4 milhões em negócios. “A Atlanta Shoe Market é uma das
feiras que mais crescem nos Estados Unidos, tanto pelo custo-benefício proporcionado
- é considerada uma feira com investimentos mais acessíveis - quanto pela
capacidade de comercializar grandes volumes”, ressalta a analista da
Abicalçados, destacando que a delegação brasileira foi a principal entre as
estrangeiras presentes no evento. Participaram da feira as marcas brasileiras
Azillê, Bottero, Carrano, Cartago, Cartago Kids, Ipanema, Ipanema Kids,
Melissa, Mini Melissa, Pegada, Petite Jolie, Piccadilly, Quick Shoes, Renata
Mello, Schutz e Suzana Santos.
Finalizando o Circuito de Promoção Comercial nos Estados Unidos, a Magic
NY, em Nova Iorque, aconteceu entre os dias 21 e 23 de fevereiro. Somando
negócios realizados in loco e alinhavados, a mostra deve gerar US$ 2,2 milhões
para as marcas brasileiras Actvitta, Beira Rio, BR Sports, Carrano, Modare
Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Petite Jolie, Vizzano e Zinzane.
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