As frequentes interrupções na cadeia de suprimentos expuseram a vulnerabilidade das operações de transporte e logística em meio à capacidades e recursos desiguais entre os países. Eventos climáticos extremos recorrentes, a pandemia de COVID-19, a guerra na Ucrânia e outras crises ilustram o desafio e suas implicações para as cadeias de suprimentos globais e o desenvolvimento sustentável.
Assim, para ajudar os países a lidar com o novo normal, a UNCTAD lançou um novo site para promover uma logística marítima resiliente diante de constantes interrupções. O site inclui um guia para portos intitulado "Desenvolver capacidades para gerenciar riscos e melhorar a resiliência" e uma série de outros recursos. disse Shamika N. Sirimanne, diretora da divisão de tecnologia e logística da UNCTAD.
“O webpack fornece aos nossos beneficiários suporte na identificação e avaliação de riscos, ferramentas e abordagens de gerenciamento, estudos de caso, melhores práticas e um processo passo a passo de construção de resiliência para portos e outros atores relevantes da cadeia de suprimentos.
A UNCTAD anunciou que atualizará o site à medida que recursos e ferramentas adicionais estiverem disponíveis.
De acordo com a UNCTAD, a sustentabilidade e a resiliência são importantes para os estados membros, conforme destacado durante a nona sessão da reunião plurianual de especialistas em transporte, logística comercial e facilitação do comércio da organização, realizada em julho de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário