sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Terminal de Veículos da Santos Brasil recebe maior lote de veículos elétricos da sua história

O TEV (Terminal de Veículos) da Santos Brasil recebeu na semana passada o maior lote de veículos elétricos de sua história. Foram 324 unidades desembarcadas do navio Grande Sapphire. Para o início de setembro já está previsto um novo lote com 430 veículos no navio Taipan e, até o final do ano, mais 500 unidades.

De acordo com Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a movimentação reforça o crescimento da demanda por este tipo de veículo, que é menos poluente e tem um consumo de energia mais eficiente. “Até agora, a chegada de carros elétricos se dava de modo mais esporádico, nunca em grandes lotes, mas acreditamos que esta seja a tendência daqui pra frente”, diz.

Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), em 2021 foram vendidos 6,6 milhões de carros elétricos em todo o mundo, o dobro do ano anterior, e agora representam 10% das transações de carros novos. No primeiro trimestre de 2022 foram dois milhões de unidades vendidas.

Atenta a essa movimentação, em 2020, a Santos Brasil equipou o TEV com dois carregadores para carros elétricos, deixando o terminal preparado para atender com qualidade o crescimento da demanda por esse tipo de veículo. O terminal tem atualmente um carregador fixo instalado em um totem e outro móvel, para ser acoplado a um veículo da Companhia para carregar automóveis que percam carga no momento do desembarque dos navios, evitando a necessidade de reboque. A empresa está pronta para aumentar o número de equipamentos caso a demanda das montadoras cresça.

Localizado no porto de Santos, o TEV é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano. Responde por 90% da movimentação de veículos no porto santista e por 60% de todo o Brasil. É um dos mais modernos do mundo e opera com padrões internacionais de eficiência e segurança na movimentação e armazenagem de veículos leves e pesados.

O terminal, que tem 16 anos de operação, é fruto de um projeto focado exclusivamente na movimentação de automóveis e rodantes de grande porte, por isso apresenta a maior produtividade do mercado brasileiro, com absoluto respeito a todas as diretrizes de qualidade e segurança determinadas pelas próprias montadoras.

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