quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Rotas Trans-Pacífico, Trans-Atlântico e Ásia-Norte da Europa e Mediterâneo cancelam 100 viagens

O rastreador semanal de viagens em branco da Drewry indica que nas principais rotas marítimas (Trans-Pacífico, Trans-Atlântico e Ásia-Norte da Europa e Mediterrâneo) foram anunciadas 100 viagens canceladas entre as semanas 31 e 35, de um total de 756 itinerários programados, que representa uma taxa de cancelamento de 13%. Durante este período, 68% dos cancelamentos serão feitos na rota Transpacífico leste.

Em cinco semanas, a 2M anunciou 30 cancelamentos, seguida pela THE Alliance e Ocean Alliance com 25 e 21, respectivamente.

Os altos níveis de estoque no Ocidente, principalmente na América do Norte, combinados com a inflação e o risco de novos bloqueios na China, reduziram a demanda por produtos chineses. Os remetentes e receptores de carga aparentemente estão esperando para ver como as coisas se desenvolvem nas próximas semanas antes de fazer novos pedidos.

Na Europa, os centros de contêineres que enfrentam alta densidade em seus pátios estão lutando para retirar unidades de suas docas, enquanto a escassez de mão de obra na Alemanha e no Reino Unido devido a greves nos portos e ferrovias, bem como o alto congestionamento portuário em Roterdã e Hamburgo, estão aumentando a pressão sobre um mercado já sobrecarregado.

Enquanto isso, o Drewry Global Port Performance Index subiu 1,4% mês a mês em maio de 2022, atingindo 143,4 pontos, o nível mais alto desde junho de 2021. Enquanto os volumes aumentaram mensalmente, a comparação ano a ano foi neutra em 0,1% ano a ano.

Apesar dos bloqueios da Covid até maio, a China foi o principal motor do crescimento do desempenho global, contribuindo com cerca de 70% do aumento mensal geral, compensando deficiências em outros lugares da Ásia e crescimento modesto em outras regiões. Dois dos três principais portos, Ningbo e Qingdao, tiveram crescimento anual de dois dígitos em maio de 2022. Após uma queda de 25% em abril de 2022, Xangai também começou a ganhar volumes em 22 de maio e testemunhou um crescimento mensal de 10% .

A América do Norte teve crescimento anual (1,4%) e mensal (2,5%) em maio de 2022. O Porto de Savannah movimentou volumes recordes e ultrapassou a marca de meio milhão de TEU pela primeira vez em maio de 2022, devido a um aumento nas importações e atrasos nos portos da Costa Oeste que levaram os destinatários da carga a desviarem suas importações para a Costa Leste.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário