segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Complexo de Suape apresenta programa de hidrogênio verde a pesquisadores da Politécnica de Pernambuco

As iniciativas pioneiras do Complexo Industrial Portuário de Suape para produção de energia limpa vêm chamando, cada vez mais, a atenção de estudiosos e pesquisadores da área. Nesta segunda-feira (15), a estatal portuária participa do evento “Hidrogênio: a onda verde”, promovido pela coordenação do curso de engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE). Na ocasião, o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti, apresentará à academia o projeto Tech Hub H2V, lançado, recentemente, com o objetivo de transformar o complexo em um laboratório vivo de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no combustível sustentável.

Segundo o fundador e coordenador do Laboratório de Combustíveis e Energia da Universidade de Pernambuco, Sérgio Peres, o evento é o primeiro de uma série de atividades planejadas pela instituição de ensino para ampliar o debate sobre combustíveis sustentáveis e a sua futura produção em Pernambuco. “Aproveitamos o momento do lançamento inovador do Hub de Hidrogênio em Suape para trazer esse tema para o meio acadêmico e divulgar as pesquisas que estamos desenvolvendo na área”, explica.

Para Carlos Cavalcanti, o debate é uma ótima oportunidade para o Complexo de Suape se alinhar ainda mais com a academia. “Precisamos sempre avançar em pesquisas e essa é mais uma semente que estamos plantando para reforçar a parceria com a universidade. Ter a academia ao nosso lado é fundamental para impulsionar o projeto piloto para produção de hidrogênio verde no complexo”, pontua.

A programação também vai abordar temas como formas de produção de hidrogênio, caraterísticas do produto, uso energético e como matéria-prima. Estarão presentes no debate o professor adjunto da Poli/UPE Eduardo Loureiro  e o diretor do escritório da Fraunhofer no Brasil, Rodrigo Pastl. Ele representa uma organização alemã que desenvolve pesquisas focadas em tecnologias de relevância para o futuro.

O “Hidrogênio: a onda verde” acontece a partir das 18h, no auditório da Escola Técnica Joseph Mesel, localizadaa na Rua Benfica, 455, Madalena, na Zona Oeste do Recife. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição (gratuita) pelo link:encurtador.com.br/dLMR4. O número de vagas é limitado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário