terça-feira, 23 de agosto de 2022

Graneleiros Panamax e Supramax serão impulsionados pela demanda na Rota ECSA-EUA

O grão é a terceira maior commodity embarcada por graneleiros, depois de minério de ferro e carvão. Historicamente, nos últimos dez anos, o comércio de grãos representou cerca de 9% do total do comércio marítimo de granéis e, desde 2020, sua participação aumentou para cerca de 10%.

Conforme o BRS Dry Bulk, as exportações de grãos têm seguido principalmente uma trajetória de crescimento constante na última década, especialmente nos últimos dois anos em que as exportações do setor aumentaram respectivamente 7% em 2020 e 1,5% em 2021.

No início do ano, 2022 parecia mais um ano de crescimento, embora não tão forte quanto os dois anteriores. No entanto, os números das exportações ficaram aquém das expectativas após a invasão russa da Ucrânia e o clima geralmente desfavorável nas principais regiões exportadoras.

De acordo com a última previsão do BRS Dry Bulk para todos os mercados de grãos, as exportações globais no segundo semestre de 2022 aumentarão 8,0%, para um adicional de 25 milhões de toneladas em relação ao primeiro semestre deste ano, atingindo 336,9 milhões de toneladas (+6,7 % vs 2H21). O crescimento deve-se a melhores perspectivas para a próxima campanha de comercialização (embora não para o milho), e a situação no Mar Negro parece estar a melhorar gradualmente.

As exportações de grãos da Ucrânia e da Rússia, de fato, parecem estar se normalizando até certo ponto após a assinatura do acordo para estabelecer um corredor de grãos em 22 de julho. Desde então, mais de uma dúzia de navios carregados já deixaram a Ucrânia.

 

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