segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Concorrência entre estaleiros chineses e coreanos está mais acirrada no mercado de navios a metanol

A concorrência entre os construtores navais coreanos e chineses no mercado de navios movidos a metanol parece estar se intensificando. De fato, a CMA CGM decidiu recentemente selar um pedido de seis navios movidos a metanol de 15.000 TEU para a Dalian Shipbuilding da China, e não para um construtor naval sul-coreano. Como o preço por embarcação é de US$ 175 milhões, o valor total do contrato ultrapassa US$ 767 milhões, segundo a BusinessKorea.

Embora os construtores navais sul-coreanos também tenham tentado conquistar o pedido, a CMA CGM escolheu a Dalian Shipbuilding, levando em consideração o prazo de entrega e os preços. A Dalian Shipbuilding prometeu entregar seis navios movidos a metanol até o segundo semestre de 2025, propondo um preço vários milhões de dólares abaixo dos propostos pelos estaleiros sul-coreanos.

O metanol está atraindo atenção como combustível verde porque pode reduzir significativamente as emissões de poluentes como óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio e gases de efeito estufa em comparação com o óleo convencional de navios.

Até agora, a única empresa de navegação que havia encomendado navios movidos a metanol era a Maersk. Depois de fazer um pedido de 12 navios porta-contêineres de 16.000 TEU com a Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, a Maersk permanece em contato com os três principais construtores navais sul-coreanos para novos pedidos.

Morten Bo Kristiansen, oficial de descarbonização da Maersk, previu que até 2030, cerca de 25% dos navios do mundo serão movidos a combustíveis verdes.

 

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