A atual Administração da Autoridade Marítima do Panamá responsável pelo Registro de Navios iniciou sua gestão em julho de 2019, quando a situação do Registro, segundo a Clarkson Research, apresentou um crescimento em números negativos (-2,7%). Isto exigiu uma mudança de direção claro, pois as estatísticas não eram animadoras.
Por esse motivo, foram implementados os primeiros ajustes e em dezembro do mesmo ano a tendência foi se invertendo, fechando com -0,6%, ou seja, já se registrava uma melhora. Naquele ano o Registro fechou com número positivo, com pouco mais de um milhão e meio de toneladas brutas. A partir de maio de 2020, o Registro manteve uma tendência positiva, atingindo, no melhor dos casos, um crescimento de 3,9% em dezembro de 2020, onde fechou com um adicional de 10,4 Milhões de Toneladas de Registro Bruto.
O Panamá tem um crescimento em relação à arqueação bruta registrada auferida entre julho de 2019 e julho de 2022 de 9,6%, adicionando 20,4 milhões de toneladas brutas registradas (TAB) à sua frota. Por outro lado, a plataforma internacional IHS Markit informa no final de julho que a frota panamenha é composta por 8.587 embarcações registradas, que representam 239,4 milhões de toneladas de Registro Bruto.
Somente em 2022, em 31 de julho, o Registro cresceu 3,9 milhões de TAB e mantém uma retenção de 27% em sua frota de acordo com dados estatísticos da AMP, isso representa uma melhora significativa no percentual de retenção no final de 2021. Outro fato importante é a queda de 9,3% nos cancelamentos por transferência, ou seja, cancelamentos que ocorrem por decisão do armador ou da empresa operadora do navio e os navios são transferidos para outros registros.
Além disso, a Direção Geral da Marinha Mercante estabeleceu uma série de Indicadores de Desempenho nos processos operacionais para medir a eficiência, a qualidade do serviço e medir sua produtividade, por exemplo, para a meta de crescimento líquido em toneladas brutas registradas, 68% foi atingido e a meta de crescimento bruto em navios e crescimento bruto em GRT foi atingida em 100%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário