segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Bolívia investe no porto de Busch para dinamizar exportações pelo Oceano Atlântico


O governo da Bolívia considera o desenvolvimento do porto de Busch fundamental no escoamento dos produtos do país, por sua localização estratégica que tem potencial para movimentação de carga boliviana e também do Brasil. “Hoje, a maior parte precisa se conectar com o Oceano Pacífico”, explica o gerente da Administração de Serviços Portuários da Bolívia (ASP-B), Dante Justiniano, em entrevista ao Sputnik.

Puerto Busch está localizado na província de Germán Busch, no departamento de Santa Cruz (leste), na fronteira com o Brasil. Por ali  já são exportados soja e derivados de ferro para os mercados europeus, pela hidrovia Paraguai-Paraná.

A importância de Puerto Busch é estratégica para a Bolívia porque nessa região está localizado o projeto da estatal Empresa Siderúrgica Mutún (ESM), que produzirá 200.000 toneladas de aço em 2023. A construção está 58% concluída e está em um depósito de ferro de 40.000 milhões de toneladas.

Outro motivo pelo qual Puerto Busch tem relevância internacional é que estará vinculado ao Corredor Ferroviário Bioceânico, promovido pela Bolívia, para movimentar cargas entre portos brasileiros, chilenos e peruanos.

Atualmente, está sendo realizado o estudo de pré-investimento que definirá os recursos e está prevista a construção de edifícios complementares junto ao atual cais, onde serão realizadas as operações em 1.000 metros da margem da hidrovia.

“Para nós é importante que este ano já operemos com a carga de grãos como soja e nos próximos dois anos já tenhamos as instalações e o próprio porto para movimentar todo tipo de carga. O pré-investimento em estudo está previsto para ser concluído até o final do ano e nos próximos dois anos toda a etapa de construção e execução da obra", explicou.

As autoridades bolivianas buscam agilizar a operação do porto para atender as exportações do leste do país, que é o mais industrializado. O responsável boliviano projeta a movimentação inicial de cargas de 5 milhões de toneladas por ano e deve chegar a 20 milhões com a produção agroindustrial de Santa Cruz.

 

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