terça-feira, 22 de junho de 2021

Porto chinês de Yantian acumula 175 mil contêineres e navios sofrem esperas de até 16 dias


O porto de Yantian, na China, teria enviado circular sugerindo que o terminal estaria com 50% de sua capacidade de volta, servindo de 5.000 a 6.000 caminhões diariamente no porto. “Mas isso é apenas parte do quadro”, alertou Jon Monroe, analista do setor marítimo, portuário e de logística em seu relatório semanal. Ele garantiu ainda que “várias companhias marítimas anunciaram que não aceitarão reservas até 1º de julho”.

Enquanto isso, acrescenta o analista, “o acúmulo de contêineres está entre 160 mil e 175 mil. Se pegarmos as contas e o terminal de Yantian estiver, digamos, com 70% de sua capacidade operacional, ainda haveria um atraso de 12 mil TEUs / dia. O que vai acontecer? Então, em 1º de julho? Você deve levar em consideração o grande número de navios que serão desviados de Yantian e o impacto que isso terá no reposicionamento de tripulações vazias. A Maersk anunciou que mais de 60 navios contornarão o porto e atualmente são cerca de 60 aguardando atracação no porto com tempo de espera de 16 dias ”.

Conforme Monroe descreve, o porto de Nansha está muito melhor posicionado em termos de confiabilidade do cronograma de chegada do navio. Nesse sentido, é o melhor dos terminais do sul da China. “Os principais problemas da Nansha parecem ser os contêineres e a capacidade dos caminhões”, afirma.

Além disso, eke observa que a THE Alliance mantém a sequência normal de desembarques e apenas ignora o porto de Yantian, mas não está programando chegadas adicionais aos portos de Shekou e Nansha para aliviar a pressão do congestionamento. A Ocean Alliance ajustou os serviços para ligar para Nansha em vez de Yantian. No entanto, a falta de contêineres também é aguda em Nansha.

Todas as questões à parte, para Monroe o futuro pode pertencer a Nansha. As fábricas estão se movendo para o oeste à medida que o porto de Shenzhen (onde está localizado o terminal Yantian) se torna muito caro e valioso.

 

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