sexta-feira, 25 de junho de 2021

Escassez de porta-contêineres no transporte marítimo deve ir até o quarto trimestre do ano


O mais recente obstáculo ao transporte marítimo global deve abalar os fluxos comerciais por várias semanas e pode atrasar os embarques antes da temporada de compras de fim de ano no hemisfério norte. Executivos do setor marítimo afirmam que cerca de 50 porta-contêineres chegaram a permanecer ancorados ao largo do porto de Yantián, na China, engarrafamentos que começaram no final de maio, quando um surto de Covid_19 obrigou as autoridades a fecharem partes da província de Guangdong, onde Está localizada Yantian, uma das mais ativas do mundo e de onde a China exporta em contêineres, produtos eletrônicos, móveis, eletrodomésticos e autopeças, segundo o Wall Street Journal

Autoridades da Yantian dizem que as operações de agenciamento de carga, que normalmente movimentam cerca de 36.000 contêineres por dia, atingiram mais uma vez 70% de sua capacidade, ante 30% no início deste mês. Mas a fila para os navios é tão longa que os operadores das companhias marítimas continuam a desviar seus navios para portos próximos que também estão lotados de contêineres.

"Limpar a grande pilha de carga de exportação acumulada em Yantian será um desafio", disse Lars Jensen, CEO da Vespucci Maritime. “Estamos entrando na alta temporada com grande escassez de capacidade e para eliminar o atraso será necessário desviar navios de outros portos da Ásia, mas não há navios suficientes disponíveis”.

A Hapag-Lloyd AG disse que há cerca de 50 navios esperando para fazer escala em Yantian, contra 70 na semana passada. “A fila de navios está diminuindo, mas todo mundo ainda está correndo para encontrar um cais”, disse Nils Haupt, da companhia marítima. "A capacidade permanecerá apertada no quarto trimestre e isso pode afetar a temporada de compras de final de ano e colocar mais pressão no frete", acrescentou.

 

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