terça-feira, 15 de junho de 2021

Ferrovia Arica-La Paz melhora escoamento de cargas, regula tarifas e descongestiona o terminal chileno

 “A ferrovia de Arica a La Paz não só melhorará o escoamento de cargas, mas também permitirá regular tarifas e, o mais importante, descongestionará o porto de Arica, reduzindo custos adicionais de despacho indireto e pagamento de atrasos a armadoras ”, disse o economista Rolando Kempff em artigo publicado no La Razón. Além desses benefícios, ele argumenta que o trem permitirá a devolução de contêineres vazios em até 21 dias e, com isso, possibilitará a redução do pagamento por atraso.

Além disso, de acordo com o economista, a empresa Ferroviaria Andina - que completa a rota do Trem Arica La Paz no território da Bolívia - não precisa de autorização para operar o trecho Charaña-Viacha, pois tem contrato em vigor com o Estado . “Essa empresa transportaria 320 mil toneladas por ano, tanto de saída quanto de entrada. No máximo 16% da carga da Arica seria transportada”, afirma.

Em meio a esse cenário, indica Kempff, é importante analisar a importância do porto de Arica para o comércio exterior da Bolívia, que é sem dúvida um dos mais importantes pontos de entrada e saída de produtos para a logística do país mediterrâneo.

A título de contexto - descreva - o porto de Arica, devido à sua localização geográfica, é um porto natural de relevância estratégica para a Bolívia desde os tempos coloniais e da República. Está localizada a aproximadamente 510 quilômetros da cidade de La Paz e possui conectividade com mais de 24 cidades, atingindo mais de 20 milhões de consumidores. As mercadorias circulam por este porto de e para a Europa, América Central, América do Norte e América do Sul.

Para dar melhores condições aos negócios bolivianos, afirma o economista, “o Terminal de Puerto Arica vem realizando uma série de melhorias em sua infraestrutura, por exemplo, aumentando o calado operacional dos 4/5 locais para 11,4 metros, o que permite a atenção aos navios maiores, menor transit time e consequentemente menores custos com frete marítimo, reportando uma economia entre US $ 300 e US $ 600 por contêiner ”.

 

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