No marco da cúpula global de mobilidade sustentável Movin'On 2021, a Michelin apresentou inovações que abordam alguns dos principais desafios para tornar o transporte mais eficiente com o meio ambiente. Um deles foi o projeto Wing Sail Mobility (WISAMO), um sistema automatizado, telescópico e inflável de velas que pode ser instalado tanto em navios mercantes quanto em embarcações de recreio.
O sistema é o resultado da colaboração entre a Michelin R&D e dois inventores suíços que compartilham a visão "totalmente sustentável" do Grupo. A vela inflável aproveita o vento, fonte de propulsão gratuita, universal e inesgotável. Seu design revolucionário permite reduzir o consumo de combustível de um navio e, portanto, ter um impacto positivo no meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2.
Projetado e desenvolvido pela equipe do projeto WISAMO, o sistema pode ser instalado na maioria das embarcações mercantes e de recreio. Particularmente adequado para navios ro-ro, graneleiros e petroleiros, pode ser instalado como equipamento original em navios recém-construídos ou já em serviço.
A gama de utilização da vela é uma das mais amplas do mercado, com eficácia comprovada em muitos pontos, e principalmente quando se trata de barlavento. Pode ser usado em todas as rotas marítimas. O mastro telescópico é retrátil, o que facilita a entrada dos navios nos portos e a passagem sob as pontes. No total, o sistema pode melhorar a eficiência de combustível de um navio em até 20%.
A colaboração com Michel Desjoyaux, patrocinador de renome mundial e embaixador do projeto, permite que as equipes de pesquisa da Michelin refinem seu desenvolvimento. A sua contribuição e os conhecimentos técnicos deste experiente navegador permitir-lhe-ão testá-lo em condições reais de navegação marítima. Como Desjoyeaux aponta, "A vantagem da propulsão eólica é que a energia eólica é limpa, gratuita, universal e totalmente incontroversa. Ela oferece uma maneira muito promissora de melhorar o impacto ambiental dos navios mercantes." (imagem da sede da Michelin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário