quarta-feira, 23 de junho de 2021

Movmentação de cargas bate novo recorde em maio no Porto de Santos

O Porto de Santos bateu novo recorde de movimentação de cargas em maio, atingindo 14 milhões de toneladas, máximo de 7,3% sobre a maior marca anterior de maio, registrada em 2020. Esse foi o segundo melhor resultado mensal da história do porto, atrás apenas de março deste ano (15,2 milhões de toneladas). Maio também representou o quinto recorde consecutivo do ano: janeiro, fevereiro, março e abril de 2021 já superaram as próprias marcas.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a movimentação atingiu 63 milhões de toneladas, 8,1% a mais na comparação anual, o que também é recorde para o período.

O fluxo de TEUs aumentou dois dígitos em relação a 2020, tanto no movimento mensal (23,8%) quanto no acumulado do ano (16,7%), implicando na movimentação de 412.263 TEUs no mês e 1.996.561 TEUs no acumulado do ano, registrando novos recordes no mês e no acumulado do ano para este tipo de carga.

A esse respeito, o diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (SPA), Marcelo Ribeiro, disse que a sucessão de bons resultados no movimento reflete, além da força do agronegócio e do forte crescimento do contêiner, o trabalho aumentar a eficiência do Porto de Santos e mantê-lo como principal ativo da logística nacional. “Esses números são favorecidos pelas ações de gestão que temos adotado nos últimos anos, que envolvem desde a revisão de regulamentações e aumento da fiscalização para cumprimento de indicadores de produtividade até a ampliação de áreas por meio de novas concessões e contratos de transição”, explica o executivo. .

Enquanto isso, os embarques cresceram 5% em maio, para 10,4 milhões de toneladas, e 8,5% nos primeiros cinco meses do ano, para 45,6 milhões de toneladas em relação a 2020. A soja a granel continuou a ser a principal carga responsável pelo bom desempenho das exportações, atingindo um volume de 4,1 milhões de toneladas na movimentação mensal e 17 milhões de toneladas acumuladas no ano. O açúcar a granel registrou no máximo 5% no mês de maio, mantendo crescimento de dois dígitos no acumulado do ano, com máximo de 16,9% - com 2 milhões de toneladas e 7 milhões de toneladas, respectivamente.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário