O grupo de trabalho da Organização Marítima Internacional (IMO) concordou em um conjunto de projetos de regulamentos para apoiar medidas para reduzir a intensidade de carbono de todos os navios. As medidas obrigatórias propostas já foram aprovadas pelo Comitê de Proteção ao Meio Marinho (MEPC) da IMO. Espera-se que sejam adotados durante sua 76ª sessão, de 10 a 17 de junho de 2021.
As emendas propostas à Convenção MARPOL exigirão que os navios combinem uma abordagem técnica e operacional para reduzir a intensidade do carbono. Isso está de acordo com a ambição da Estratégia inicial de Gases de Efeito Estufa (GEE) da IMO, que visa reduzir a intensidade de carbono do transporte marítimo internacional em 40% até 2030, em comparação com 2008.
Esta abordagem combinada é traduzida na prática em duas medidas: o requisito técnico para reduzir a intensidade de carbono com base em um novo índice de eficiência energética aplicável aos navios existentes (EEXI); e requisitos operacionais de redução da intensidade de carbono, com base em um novo indicador de intensidade de carbono (CII).
A abordagem dupla visa abordar tanto as medidas técnicas (a forma como o navio é adaptado e equipado) quanto as operacionais (a forma como o navio opera).
O Grupo de Trabalho Intersessional sobre Redução de Emissões de GEE de Navios (ISWG-GHG 8), que se reuniu online de 24 a 28 de maio, acordou, para consideração do Comitê, com vistas à sua adoção, o seguinte conjunto completo de diretrizes que acompanham o novo requisitos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário