sexta-feira, 25 de junho de 2021

Calçadistas definem mercados preferenciais no exterior que pretendem atingir até 2023

O Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), iniciou o processo de renovação, elegendo os mercados-alvo para o biênio 2022/2023. A reunião entre representantes da Apex-Brasil, Abicalçados e empresas calçadistas ocorreu de forma digital. 
 

As mais de 30 empresas calçadistas presentes iniciaram o processo de seleção. Letícia Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, destacou a representatividade das empresas participantes. “No encontro, estavam representadas empresas dos principais polos calçadistas brasileiros e de todos os segmentos, o que mostra a importância adquirida pelo convênio neste momento em que vislumbramos uma retomada no mercado internacional”, diz. 
 

Ficaram definidos como mercados-alvo os Estados Unidos, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, França e Coreia do Sul - este último o único da lista que será mercado-alvo dos calçadistas pela primeira vez. “Como é a primeira vez deste mercado, será realizado um estudo antes do início das ações do Brazilian Footwear”, explica a gestora do Brazilian Footwear na Apex-Brasil, Mariele Lais Christ. Novidade do Programa, dois países foram elencados como mercados secundários, que serão objetos de observação ao longo do convênio. Rússia e Arábia Saudita ficarão em análise para mapeamento de oportunidades. 
 

Segundo Mariele, todos os selecionados são potenciais e apontam para uma democratização relevante, já que contemplam interesses de empresas de todos os portes e das mais diferentes maturidades exportadoras. “Empresas que estão iniciando no processo de internacionalização são contempladas com ações em mercados menos desafiadores, como o latino-americano, em especial pelas similaridades culturais. Já empresas mais maduras buscam países mais desafiadores, caso dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Coreia do Sul”, exemplifica, ressaltando que o objetivo do convênio é desbravar mercados potenciais e também manter e ampliar a presença nos cativos. “Outro fator relevante é a pulverização dos países-alvo, abrangendo todos os continentes e tendo impactos residuais em mais países importantes para o nosso calçado”, acrescenta. 


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