quinta-feira, 24 de junho de 2021

Autoridade do Canal de Suez faz acordo de compensação com armador e seguradora do Ever Given


A Autoridade do Canal de Suez (SCA) e representantes do navio porta-contêineres "Ever Given" que bloqueou o Canal de Suez no início deste ano após encalhar na principal rota de navegação internacional chegaram a um acordo preliminar sobre compensações. O anúncio foi confirmado pelo navio proprietário do navio à Bloomberg.

"Após extensas discussões com o comitê de negociação da Autoridade do Canal de Suez nas últimas semanas, um acordo de princípio foi alcançado entre as partes", disse Stann Marine, um escritório de advocacia com sede em Londres que representa o armador e as seguradoras do "Ever Given" , em comunicado enviado por e-mail.

As duas partes irão finalizar um acordo "o mais rápido possível", após o qual serão tomadas providências para que o navio saia do Egito, disse Stann Marine, que não revelou quaisquer detalhes financeiros. A seguradora do navio UK P&I Club confirmou as informações em um comunicado à parte.

O "Ever Given", de 400 metros de comprimento e um dos maiores porta-contêineres do mundo, encalhou na parte sul do canal no final de março, bloqueando-o por seis dias e sacudindo os mercados de navegação. A SCA inicialmente exigiu mais de US $ 900 milhões para cobrir taxas de trânsito perdidas, danos à hidrovia durante o trabalho de salvamento e o custo de equipamento e mão de obra. Posteriormente, reduziu o montante para cerca de US $ 550 milhões.

O japonês Shoei Kisen Kaisha, proprietário do navio, e do Reino Unido. O P&I Club ofereceu inicialmente US $ 150 milhões em compensação. Enquanto isso, a empresa de navegação Evergreen foi listada como a fretadora do navio que fazia um itinerário entre a China e o porto de Rotterdam, na Holanda.Depois de ser solto em 29 de março, o "Ever Given" foi levado para o Grande Lago Amargo - no meio do canal - e desde então foi confiscado pelas autoridades egípcias.

 

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